Terça-feira, 7 de Março de 2017 | Horário: 13:12

GRAACC é segunda instituição a receber doação de salário do prefeito

Entidade receberá cheque de R$ 17.948, correspondente ao valor líquido da remuneração de João Doria
836317-Encontro com representantes do GRAAC para entrega do cheque do salário do prefeito de fevereiro, como doação

O prefeito João Doria entrega nesta terça-feira (7) o cheque de R$ 17.948, correspondente ao valor de seu segundo salário líquido, ao Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC). O secretário municipal de Serviços e Obras, Marcos Penido, também fará uma doação de R$ 200, por ter se atrasado mais de 15 minutos em um compromisso com o prefeito.

“As doações são feitas a instituições sérias, que contam com auditoria independente e que são reconhecidas em seus campos de atuação. O GRAAC é uma referência em todo Brasil na ação de prevenção e tratamento de câncer infantil”, afirmou Doria.

Com o orçamento para 2017 estimado em R$ 117 milhões, a entidade atende mais de 3 mil crianças e adolescentes por ano, 90% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Criado em 1991, o GRAACC é referência no tratamento e pesquisa do câncer infantojuvenil na América Latina, principalmente em casos de alta complexidade.

A maior parte das doações recebidas pela entidade é de pessoas físicas. O GRAACC é reconhecido pelos resultados obtidos na cura do câncer infantil, alcançando índices de cerca de 70%. Os pacientes do GRAACC estão, em sua maioria, na faixa etária de 0 a 10 anos, apresentando, com mais frequência, câncer no sistema nervoso central, seguido pela leucemia. O hospital recebe, em média, 300 novos pacientes com câncer de alta complexidade por ano.

A entidade conta com um hospital próprio que, em parceria técnico-científica com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é capacitado para atender os casos mais difíceis de tumores em crianças e adolescentes, desenvolvendo novas técnicas e protocolos para alcançar resolubilidade no tratamento. No local, são feitos anualmente 35 mil consultas, 1,9 mil procedimentos cirúrgicos, 55 transplantes de medula óssea, 19 mil aplicações de quimioterapia e 5.905 sessões de radioterapia. “Hoje o GRAAC trata as crianças brasileiras, a maioria pelo SUS com o que há de melhor em oncologia pediátrica do mundo”, disse Sérgio Antonio Garcia Amoroso, presidente da instituição.

Essas atividades também recebem recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Os convênios, no valor de R$ 20 milhões, têm como objetivo a ampliação do atendimento em radioterapia, a oferta de tratamento intensivo do câncer e complicações graves e o gerenciamento do protocolo de cirurgia segura. Em 2011, a Prefeitura contribuiu ainda com a expansão do hospital da entidade, com a doação de dois terrenos de 4,2 mil metros quadrados, localizado entre as ruas Pedro de Toledo e Borges Lagoa.

Participam da entrega nesta terça-feira Sergio Amoroso, presidente do GRAACC, os fundadores, conselheiros fiscais, administrativos e consultivos da instituição.

Esta foi a segunda doação de salário feita pelo prefeito, colocando em prática a sua promessa de campanha. A primeira foi feita em fevereiro deste ano à Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). No total, serão doados 48 salários, correspondentes aos meses de Doria à frente da gestão municipal. As organizações escolhidas também receberão as multas por atrasos cobradas de secretários e presidentes de empresas municipais.