Notícia na íntegra
Mutirão nos Bairros realiza mais de 2 mil atendimentos em Aricanduva
O bairro de Aricanduva, na Zona Leste da capital, registrou mais de 2 mil atendimentos neste sábado (31) durante a 22ª edição do Mutirão nos Bairros. As atividades foram concentradas na Praça O Bom Samaritano, das 9h às 15h. O programa tem como objetivo promover ações de zeladoria e levar os serviços ofertados nos equipamentos da administração municipal para próximo da população que mais precisa. É coordenado pela secretária Fátima Marques, da Secretaria Especial de Relações Sociais
"O mutirão de hoje oferta 650 vagas de emprego. É um acerto da Prefeitura associar, às atividades de zeladoria, ofertas de trabalho, ações de habitação, saúde e cultura”, disse o prefeito Bruno Covas.
]A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho ofereceu mais de 650 vagas de emprego no local para encaminhamento. Mais de 400 oportunidades eram na Zona Leste, nos bairros Penha, Tatuapé, São Mateus, Vila Formosa, Anália Franco, Itaquera e São Miguel Paulista. As demais, na região central e em outros pontos da cidade.
O evento ainda contou com a presença de duas empresas, das 9h às 15h, das áreas de teleatendimento e de terceirização de mão obra. Ambas fizeram processo seletivo no local, com 150 oportunidades para a região. Foram cem vagas para auxiliar de limpeza com experiência e 50 para operador de telemarketing ativo.
Os candidatos ainda puderam passar pela pré-seleção realizada pelos técnicos do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo em vagas para vendedor, com salários que chegam a R$ 1.470; e em atendimento ao cliente, com salário de até R$ 1.400.
Stephanie Almeida, de 25 anos, que está desempregada desde outubro, foi à ação realizada em Aricanduva para conseguir uma oportunidade.
"Quero voltar a trabalhar como operadora de caixa, a função que eu exercia, ou como recepcionista. Tenho fé de que algum emprego bom vai aparecer", disse.
Ivan Andrada, de 41 anos, que trabalha no restaurante da família, viu no mutirão uma chance de conseguir um emprego formal. "Vou aproveitar a primeira vaga que me oferecerem", afirmou.
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com o CATe, disponibilizou 70 oportunidades exclusivas para operador de telemarketing sem experiência na atividade, para pessoas com esse perfil.
Empreendedorismo
A Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, esteve com sua equipe no evento para sanar dúvidas sobre como se tornar um empreendedor de sucesso. A população também teve a oportunidade de conhecer os programas voltados ao desenvolvimento de negócios como o Vai Tec ou cursos como o Fábrica de Negócios, Mais Mulheres, entre outros.
Na tenda da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social foram atendidas famílias em situação de vulnerabilidade, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante, que fizeram seu cadastramento no CadÚnico.
Habitação
O evento contou com os serviços da van Cohab na Área para realizar atendimentos aos munícipes da região. As pessoas realizaram agendamentos para a central da habitação, tiraram dúvidas sobre cadastro, 2ª via de boletos, transferências, ajustes e outras questões. Elas também conheceram as ações de conscientização da Companhia: Desplugando (que trata sobre riscos com aparelhos eletrônicos na tomada), Conviva Bem (dicas sobre convivênia em condomínios) e Não Seja Enganado (sobre golpes e ilegalidades que terceiros podem realizar com o nome da Cohab).
O Cohabinho esteve presente para auxiliar nos serviços e levar entretenimento e bem-estar para a população.
Sabesp
Os profissionais da Sabesp atenderam quem precisava parcelar suas contas ou obter segunda via das mesmas. A equipe deu dicas de consumo consciente da água, assim como a forma correta de limpar a caixa d´água e como utilizar o app Sabesp.
Inovação e tecnologia
A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia participou da atividade das 10h às 16h, por meio da abertura do Telecentro da Biblioteca Paulo Setúbal (Avenida Renata, 163), que estimula a inclusão digital e permite uso livre de computadores.
A rede de conectividade da Zona Leste está sendo ampliada de 36 para 222 pontos de acesso à internet gratuita e de qualidade. Na região de Aricanduva, o programa WiFi Livre SP estará presente em 15 localidades até o final de 2020, sendo que seis delas já foram implementadas e modernizadas. São elas: Biblioteca Lenyra Fraccaroli (Praça Haroldo Daltro, 451), CEU Formosa (R. Sargento Claudiner Evaristo Dias, 10) e nas praças Sampaio Vidal, São João Vicenzotto, Vicente Falcetta e Padre Nelson José Nigrist.
No FAB LAB LIVRE SP do Centro Cultural da Penha (Largo do Rosário, 20) foi possível ter acesso à tecnologia de ponta para desenvolver ideias e projetos. Nesse local, os cursos e oficinas permitem a criação de quase tudo: de uma pequena escultura a um drone, robô ou prótese. São mais de 30 tipos de formações sobre temas como modelagem 3D, robótica e marcenaria, eletrônica e fabricação de projetos. Aos sábados, os laboratórios de fabricação digital funcionam das 9h às 13h. Mais detalhes sobre a programação em http://fablablivresp.prefeitura.sp.gov.br/
Diretos Humanos
As equipes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania receberam denúncias de violência contra mulheres, população negra e indígena. Também houve encaminhamento para a rede de atendimento.
Os idosos e seus familiares puderam esclarecer dúvidas sobre essa faixa etária e receber exemplares do Estatuto do Idoso. Durante a ação houve acolhida e escuta para defesa de direitos e a equipe de uma unidade móvel de políticas LGBTI deu orientações e recebeu denúncias de violência e discriminação.
Cultura
Foi promovida uma feira de distribuição e troca de livros, com 1200 exemplares disponíveis para a população, pela Secretaria Municipal de Cultura. A Biblioteca Milton Santos participou da ação.
Saúde
Quem precisou atualizar a carteira de vacinação, como o casal Isabel Silva de Oliveira, de 25 anos, e Edvaldo José de 29, procurou as tendas da Secretaria Municipal de Saúde, onde houve imunização contra febre amarela e sarampo.
“Moramos em Mauá e viemos visitar uns amigos. Quando passamos pela praça e descobrimos que havia vacinação contra o sarampo, aproveitamos a oportunidade”, disse Isabel.
Os profissionais da área também orientaram a população sobre doenças sexualmente transmissíveis, descarte consciente de lixo, arboviroses (dengue, zika, febre amarela e chicungunya) e dicas de como parar de fumar.
Os moradores de Aricanduva contaram, ainda, com sessões de auriculoterapia (espécie de acupuntura na orelha) e aulas de zumba. Houve distribuição de preservativos e exposição de animais sinantrópicos (pombos, ratos, escorpiões, baratas e morcegos, entre outros).
BALANÇO
COHAB
65
Pets
Durante o mutirão em Aricanduva o prefeito Bruno Covas inaugurou o Câotinho, uma área de lazer para os animais de estimação dos moradores daquela região.
BALANÇO
RG Animal 21
Pedidos de informação sobre pets 247
Pedidos de informação sobre programas de saúde 158
Vacinas sarampo 103
Vacinas Febre Amarela 170
Orientações sobre tabagismo e tuberculose 54
Corte de Cabelo 50
CRAS 15
Ecourbis 25
Van LGBT 25
INAC lixo eletrônico 157
Participantes nas atividades esportivas 223
Cultura (área de lazer) 300
Patinetes 70
CATe 400
Massagens 200
Atendimentos sobre escotismo 173
CÃOTINHO 50 animais
Cuidados com arvores: 376 curativos realizados em árvores
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk