Segunda-feira, 28 de Dezembro de 2020 | Horário: 15:13

Podcast Aproveite São Paulo explica cuidados a serem tomados ao encontrar um animal silvestre

Resgate de exemplares da fauna que convive em meio urbano é acompanhado por órgãos competentes da Prefeitura

Os animais também estão presentes no contexto urbano e se aproveitam dos corredores ecológicos formados por parques, praças e áreas arborizados para se locomover de um local para o outro.

Entretanto, eventualmente, um animal silvestre pode ser encontrado dentro de um imóvel ou via da cidade, assuntando os moradores, ou sofrendo acidentes. Afinal, mais de mil espécies habitam São Paulo.

Os gambás e os saguis são exemples de fauna silvestre facilmente observadas pelos munícipes. “Nós temos mais de mil registros de pessoas que relataram ter encontrado saguis. Eles se espalharam pela cidade e competem com a gente, acabam dando trabalho, eles estão acostumados e sabem que serão alimentados”, explica Juliana Summa, diretora da Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

A recomendação é que não se alimente esses animais e nem os adote como animais domésticos. Para saber o procedimento correto e, se necessário, encaminhar o bicho para um atendimento veterinário, é possível contatar a Prefeitura.

Ouça o episódio #62 do Aproveite São Paulo para saber mais.