Terça-feira, 25 de Maio de 2021 | Horário: 15:47

Podcast: Comissão Permanente de Acessibilidade acompanha mudanças do mundo e na cidade ao longo de seus 25 anos

Colegiado da Prefeitura de São Paulo discute cumprimento de normas e novas tecnologias para uma SP mais inclusiva

Em maio, a Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) da Cidade de São Paulo comemora 25 anos de sua criação. Em formato de comitê deliberativo, o grupo vem acompanhando as mudanças no território e a integração da cidade de forma a torná-la mais inclusiva.

Estima-se que morem em São Paulo cerca de 3 milhões de pessoas com alguma deficiência. E é trabalho dessa comissão discutir, prestar consultoria e decidir sobre questões que impactam diretamente a mobilidade e a inclusão de todas as pessoas, considerando a acessibilidade e o desenho universal nas edificações, rede de transporte e até mesmo na internet. A participação considera secretarias, órgãos governamentais e também representantes da Sociedade Civil.

Para Silvana Cambiaghi, presidente da CPA, a participação de todos também é possível no cotidiano. “Se eu tenho um site e ele for acessível, já estou contribuindo. Se eu tiver uma calçada em frente à minha casa que todos consigam percorrer, sem degraus, sem inclinação transversal, eu já estou contribuindo. Todos podem contribuir, basta olhar para o outro.”, diz Silvana Cambiaghi, presidente da CPA.

Por sua relevância, a comissão recebeu em 2016, o prêmio “Reina Letizia de Acessibilidade Universal de Municípios”, especialmente pelos impactos nos aspectos arquitetônico, cultural, educacional e esportivo. A outorga foi concedida pela própria Rainha Letizia no Palácio Real de El Pardo, em Madri, Espanha.

Ouça a entrevista completa no episódio #78 do podcast Acontece em SP: