Notícia na íntegra
Política municipal da cidade de São Paulo regulamenta credenciamento e exploração do uso das patinetes
O Diário Oficial da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) publica nesta quinta-feira, dia 31, a Resolução n° 22 do Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV), com a regulamentação do credenciamento das Operadoras de Tecnologia de Micromobilidade (OTM), para a exploração do serviço de compartilhamento de patinetes elétricas acionadas por meio de plataformas digitais. Ela traz as premissas da política que a PMSP decidiu adotar para atender as características do modal patinetes elétricas – velocidade máxima de 20km/h em ciclovias e ciclofaixas, uso de indicador de velocidade, campainha e sinalização noturna, dianteira, traseira e lateral, incorporados ao equipamento. E, também, define que tais equipamentos são destinados somente para o uso individual, sendo vedada a condução de passageiros e animais, bem como cargas acima de 5kg.
As prestadoras do serviço de compartilhamento de patinetes elétricas terão prazo de 60 dias, contados a partir de 1º de novembro de 2019, para se adequarem à nova regulamentação. O serviço de compartilhamento por plataforma digital de patinetes elétricas será prestado apenas por empresa previamente credenciada pela Prefeitura como OTM. Entre as condições de credenciamento, a Resolução estabeleceu que é necessário apresentar apólice do seguro de responsabilidade civil contratado para cobrir eventuais danos aos usuários e causados a terceiros, inclusive ao patrimônio público, decorrentes do uso das patinetes. O credenciamento terá validade de um ano (12 meses).
A disponibilização das patinetes vai variar, segundo grupos previamente estabelecidos pela PMSP, porque a Administração decidiu que adotaria uma política favorável à democratização da disponibilização dos serviços de aluguel de patinetes em todas as regiões da cidade. Por exemplo, a quantidade de patinetes estabelecida para o Grupo 2 não poderá ser inferior a 20% da quantidade de patinetes a ser disponibilizada para o Grupo 1 (os grupos estão relacionados no final). Já a quantidade de patinetes do Grupo 3 não poderá ser inferior a 10% da quantidade de patinetes a ser disponibilizada para o Grupo 1. E, no Grupo 4 não poderá ser inferior a 5%.
De acordo com a Resolução, o CMUV poderá limitar a quantidade máxima de patinetes por operadora por distrito da cidade. A análise dos impactos da operação na segurança do viário, a capacidade das vias e logradouros públicos e a compatibilidade com outros modais de transporte existentes definirão o limite.
A circulação das patinetes somente será permitida nas: ciclovias e ciclofaixas, vias com velocidade máxima permitida de até 40 km/h e ruas destinadas para lazer previstas no Programa Ruas Abertas. A velocidade máxima permitida da patinete é de 20 km/h, sendo que nas primeiras 10 corridas de cada usuário, a velocidade máxima deverá ser reduzida para 15 km/h. Fica vedada a circulação e utilização das patinetes para menores de 18 anos. Também não será permitida aos usuários a livre devolução das patinetes elétricas fora das estações ou fora dos pontos permitidos para estacionamento.
De acordo com a Resolução, as estações só podem ser implantadas em áreas aprovadas pela Secretaria de Subprefeituras (SMSUB), em vias providas de ciclovias ou ciclofaixa (independentemente da velocidade regulamentada) e sem ciclovia ou ciclofaixa (com velocidade menor ou igual a 40 km/h). Somente será autorizada estação da OTM em locais devidamente demarcados. Também é vedado possuir dois módulos na mesma estação.
Já os estacionamentos, de utilização comum, onde o usuário poderá deixar patinetes após usá-la, serão permitidos em vias com ciclovias ou ciclofaixa, independente da velocidade regulamentada. Ou em vias sem ciclovia ou ciclofaixa, com velocidade menor ou igual a 40km/h, nas seguintes condições: sobre calçadas com largura superior a 2,5m, na faixa de serviço; em praças, ilhas e canteiros centrais, não devendo interferir na circulação de pedestres, resguardada uma área com largura mínima de 1,50m, para o deslocamento livre de pedestres; e, na pista, observados os locais devidamente sinalizados para este fim. Dependendo do grupo, o prazo é de 3 horas ou 6 horas para retirar e levar a patinete para a estação.
A Resolução diz que é expressamente vedado o estacionamento de patinetes elétricas: sobre ciclovias e ciclofaixas, em gramado e jardim públicos, defronte à faixa de travessia de pedestres ou guia rebaixada de entrada e saída de veículos e ainda de pessoa com deficiência com comprometimento de mobilidade. Ao todo, são 10 pontos onde será proibido estacionar patinetes.
Ficou definido, ainda, que o credenciamento não gera direito a estacionamento ou à instalação de estações na cidade. Será necessário que a empresa peça autorização específica por meio do pagamento do Termo de Permissão de Uso (TUP) para a Secretaria de Subprefeituras para colocação das estações em espaço público. Haverá ainda a cobrança de preço público pelos serviços de aluguel de patinetes. Nos primeiros 90 dias, enquanto prepara e entrega toda documentação no CMUV, cada OTM pagará R$ 30,00 por patinete. Uma vez concluída a etapa do credenciamento o preço público cobrado será de R$ 0,20 por viagem realizada. A tabela da regressividade da Resolução estabelece que: o Grupo 1 não tem; no Grupo 2 a regressividade é de 30%; no grupo 3 será de 40% e, por fim, no Grupo 4 de 50%.
A verificação dos serviços e do cumprimento dos deveres das empresas credenciadas na prestação de serviços de compartilhamento de patinetes elétricas será realizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e pela Secretaria de Subprefeituras. Os órgãos vão notificar ao CMUV e, em caso de confirmação de descumprimento contratual, após a defesa da OTM, o secretário Executivo do comitê penalizará contratualmente a empresa, conforme estabelecido no Anexo V da Resolução do CMUV.
Uso de capacete – A publicação da Resolução n° 22 do CMUV torna sem efeito a Regulamentação Provisória à respeito de patinetes elétricas (Decreto n° 58.750, de 13 de maio de 2019) e a ação judicial que proíbe a PMSP de exigir o uso de capacete para os usuários de patinetes. Diante dos novos fatos, o prefeito Bruno Covas determinou que a Procuradoria Geral do Município (PGM) protocole uma Ação Declaratória solicitando à Justiça que conceda à Administração da cidade a possibilidade de regulamentar o uso de capacete para os condutores de patinetes. O pedido da PMSP está baseado nos casos, reais, de morte e graves acidentes ocorridos em São Paulo, no Brasil e no exterior.
Grupos Anexo IV da Resolução classificados conforme provimento de serviços públicos de terminais de ônibus (T), sistema metroferroviário (M) e corrredores de ônibus (C): |
|||
Grupo 1. 78 - Alto de Pinheiros (M); 02 - Bela Vista (M/C); 03 - Bom Retiro (M/C); 04 – Brás (M); 52 - Campo Belo (M/C); 05 – Consolação (M/C); 61 - Itaim Bibi (M/C); 64 - Jardim Paulista (M/C); 06. Liberdade (M); 67 – Moema (M/C); 91- Pinheiros (T/M/C); 08- República (T/M/C); 09 - Santa Cecília (T/M/C); 72 - Santo Amaro (T/M/C); 10 – Sé (T/M/C); 76 - Vila Mariana (T/M/C).
|
Grupo 2. 01 - Barra Funda (T/M/C); 23 – Belém (M); 81 – Butantã (M/C); 51 – Cambuci (C); 25 – Carrão (T); 60 – Ipiranga (M/C); 62 – Jabaquara (T/M); 85 – Jaguaré (0); 48 – Lapa (T/M/C); 36 – Mooca (M/C); 68 – Morumbi (M/C); 07 – Pari (0); 89 – Perdizes (M); 73 – Saúde (M); 14 - Santana (T/M); 45 – Tatuapé (T/M); 16 – Tucuruvi (M); 96 - Vila Leopoldina (M); 49 - Vila Matilde (M); 50 - Vila Prudente (T/M/C).
|
Grupo 3. 20 - Água Rasa (0); 22 - Artur Alvim (M); 53 - Campo Grande (M); 54 - Campo Limpo (T); 11 - Casa Verde (T); 57 - Cidade Dutra (M/C); 58 – Cursino (M); 32 – Itaquera (M/C); 86 – Jaraguá (M); 65 - Jardim São Luis (T/C); 88 – Limão (C); 38 – Penha (T/M); 92 – Pirituba (T/M/C); 71 – Sacomã (T); 41 - São Lucas (M); 40 – Sapopemba (T/M); 74 – Socorro (C); 75 - Vila Andrade (M/C); 87 - Vila Formosa (0).
|
Grupo 4. 79 – Anhanguera (T); 21 – Aricanduva (0); 80 – Brasilândia (0); 82 – Cachoeirinha (T); 24 – Cangaíba (M); 55 - Capão Redondo (M/C); 56 - Cidade Ademar (0); 26 - Cidade Líder (0); 27 - Cidade Tiradentes (T); 28 - Ermelino Matarazzo (M); 83 - Freguesia do Ó (C); 59 – Grajaú (T); 29 – Guainazes (M); 30 – Iguatemi (0); 32 - Itaim Paulista (M); 12 – Jaçanã (0); 84 – Jaguara (0); 63 - Jardim Angela (T/M); 33 - Jardim Helena (M); 34 - José Bonifácio (M); 47 – Lajeado (0); 13 – Mandaqui (0); 66 – Marsilac (0); 69 – Perelheiros (T); 37 - Parque do Carmo (0); 70 – Pedreira (0); 90 – Perus (M); 39 - Ponte Rasa (0); 93 - Raposo Tavares (0); 94 - Rio Pequeno (0); 95 - São Domingos (0); 42 - São Mateus (0); 43 - São Miguel (M); 44 - São Rafael (0); 15 – Tremembé (0); 46 - Vila Curuçá (M); 17 - Vila Guilherme (0); 48 - Vila Jacuí (0); 18 - Vila Maria (0); 19 - Vila Medeiros (0); 77 - Vila Sônia (C). |
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk