Terça-feira, 25 de Junho de 2019 | Horário: 12:36

Prefeito sanciona projeto de lei que proíbe o fornecimento de canudos plásticos em estabelecimentos comerciais

Medida será publicada no Diário Oficial da Cidade de quarta-feira (26). No lugar do plástico, serão permitidos apenas materiais biodegradáveis

A cidade de São Paulo dará um grande passo para a eliminação de canudos plásticos no município. O prefeito Bruno Covas sancionou nesta terça-feira (25) a lei que trata da proibição do fornecimento de canudos feitos de material plástico aos clientes de hotéis, restaurantes, bares, padarias e outros estabelecimentos comerciais.

Foto: Leon Rodrigues/SECOM

A medida será publicada no Diário Oficial da Cidade de quarta-feira (26) e também será aplicada em clubes noturnos, salões de dança e eventos musicais de qualquer espécie.

No lugar do material plástico, os estabelecimentos deverão fornecer canudos em papel reciclável, material comestível, ou biodegradável, embalados individualmente em envelopes hermeticamente fechados feitos do mesmo material.

“O compromisso ambiental é o compromisso ético da nossa geração com as gerações futuras. Pode parecer um pequeno passo, quando falos de canudos plástico, com tantos problemas que temos a enfrentar. Mas é um passo importante a ser dado ao lado de tantos outros que a cidade pretende dar”, disse o prefeito Bruno Covas.

A regulamentação da nova lei deverá acontecer no prazo máximo de 180 dias, conforme a legislação prevê.

Compromisso global

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), aderiu ao Compromisso Global da Nova Economia de Plástico em março de 2019.

A autarquia irá atuar no incentivo e conscientização, realizando ações, promovendo grupos de discussão e projetos com todo setor municipal e a população para reduzir a utilização do plástico na cidade.

“São essas e outras iniciativas que mostram que a geração atual está disposta a abrir mão do conforto e do jeito de viver para garantir a continuidade da vida no planeta”, finaliza Covas.