Quinta-feira, 5 de Janeiro de 2017

Prefeitura apresenta nova gestão do Theatro Municipal

Roberto Minczuk assume regência e direção musical do equipamento, e Cleber Papa, a direção artística; Ismael Ivo é novo diretor artístico do Balé da Cidade

O Theatro Municipal de São Paulo está sob nova direção. O anúncio da escolha do novo corpo diretivo do principal teatro da capital foi feito pelo prefeito João Doria e pelo secretário municipal de Cultura, André Sturm, em coletiva realizada nesta quinta-feira (5), na sede da Prefeitura de São Paulo.

O novo regente e diretor musical do Theatro é o maestro Roberto Minczuk. Regente titular da Orquestra Sinfônica Brasileira por 10 anos, Minczuk estava no Canadá e voltou ao Brasil para aceitar o convite da atual gestão municipal.

“Estamos felizes em poder investir na nossa São Paulo e torná-la melhor do que ela é. Em todos os sentidos. O prefeito vai arrumar a cidade em todas as áreas. E a gente está aqui na cultura, e eu com a música. A gente acredita que isso também vai transformar a nossa cidade, impactar a vida das pessoas. A gente quer inspirar, impactar com a beleza da música, do balé, da dança, da ópera, disse Minczuk.

“O Roberto é, na minha opinião, o maior regente brasileiro. E olha que temos excepcionais regentes no Brasil. Então é um prazer tê-lo de volta no Brasil”, afirmou o prefeito.

A atual gestão da Prefeitura optou por separar as funções de diretor artístico e a de regente do Theatro. Assim, a direção artística será assumida pelo diretor e cenógrafo Cleber Papa.

“Fundamentalmente, nós temos uma ação extremamente importante do ponto de vista do Theatro e seus corpos artísticos, que é não só promover a integração desses corpos, mas criar mecanismos para que a cidade os identifique e os reconheça, ampliando as possibilidades de desenvolvimento desses grupos, favorecendo de todas as formas a prática da arte, do fazer cultural de maneira inovadora, inteligente e em altos padrões de qualidade”, disse Papa.

Já a direção artística do Balé da Cidade ficou sob a responsabilidade do coreógrafo Ismael Ivo.

“Queria agradecer ao prefeito e ao secretário de Cultura e dizer que estou muito feliz com essa oportunidade. E queria ressaltar que eu sou um menino negro da zona leste que um dia acreditou que era possível. E como a dança foi para mim um veículo, onde eu podia começar a tecer uma trajetória como negro, como cidadão de São Paulo, com uma visão artística. E essa gestão do prefeito Doria me dá a oportunidade de exercer um novo tipo de experiência e de inspirar outros jovens”, afirmou.

Além do novo corpo diretor, também foi anunciada a criação de uma área que vai acompanhar todo o trabalho desenvolvido dentro do Municipal. De acordo com o secretário de Cultura, a ideia é que esse acompanhamento englobe tanto a gestão artística quanto a gerencial, financeira e administrativa.

“Entendemos que esse acompanhamento é fundamental. O modelo de organizações sociais é uma incrível ideia que se teve, anos atrás. Mas, para que funcione muito bem, tem que ter um acompanhamento. A ideia dos modelos de organizações sociais é que a gente tenha o que o Estado melhor pode fazer, que é estabelecer as políticas, e o privado fazer a gestão. Se não houver o acompanhamento, a gente acaba tendo o pior do mundo privado e o pior do mundo público”, afirmou Sturm.

“A cidade no Theatro, o Theatro na cidade”
Durante a coletiva, também foi anunciado o novo slogan do Municipal: “A cidade no Theatro, o Theatro na cidade”. Com esse princípio, a gestão irá trabalhar com programas que levem a população ao Theatro e também ofereçam atividades do equipamento em outras regiões da cidade. As quatro primeiras iniciativas foram apresentadas no evento:

Música no Cinema – A ideia do projeto é mostrar como a música clássica está inserida dentro do cotidiano da população, principalmente por meio do cinema. Na primeira edição, o maestro Roberto Minczuk irá reger as trilhas sonoras de filmes do cineasta Stanley Kubrick: “Laranja Mecânica”, “2001 – Uma Odisseia no Espaço” e “Barry Lyndon”.

A música clássica está na vida das pessoas e elas nem percebem. Queremos quebrar um pouco esse temor de que a música clássica é algo difícil e complexo”, explicou Sturm.

Balé na Comunidade – O projeto quer trazer para dentro do Theatro Municipal grupos de jovens da periferia que não tenham nenhuma experiência em balé, mas tenham interesse na dança, para fazer uma espécie de residência junto ao Balé da Cidade de São Paulo.

Concerto Informal – Mensalmente, o maestro Roberto Minczuk irá reger a orquestra de uma maneira didática para o público, explicando cada um dos instrumentos e os movimentos que são realizados durante a execução de um concerto.

Coral Vozes da Cidade – Atualmente, o Theatro Municipal já conta com dois corais oficiais. No intuito de trazer a população cada vez mais para dentro da cidade, a nova direção vai criar uma espécie de terceiro coral apenas com munícipes que têm interesse em cantar, mas não são cantores profissionais.

Além dessainiciativas, a Prefeitura também planeja ampliar o acesso aos espaços culturais da cidade. O projeto Bibliotecas Vivas, por exemplo, deve levar diversas intervenções culturais para as mais de 50 bibliotecas existentes em toda a cidade.