Quarta-feira, 25 de Janeiro de 2017 | Horário: 15:08

Prefeitura apresenta resultados das primeiras horas do “Marginal Segura”

Durante a apresentação do balanço do programa, ocorreu a doação de "Veículos Anjos" que irão apoiar a ação

O prefeito João Doria apresentou nesta quarta-feira (25) os primeiros resultados do programa "Marginal Segura". A iniciativa, que começou a vigorar a partir das 0h de hoje, tem o objetivo de garantir a segurança dos 3 milhões de motoristas que circulam diariamente pelas marginais Pinheiros e Tietê. Desde a madrugada, foram registradas três ocorrências, todas sem vítimas, uma delas na Marginal Pinheiros à 1h30 da madrugada e outras duas pela manhã, na Marginal Tietê.

“As nossas expectativas estão sendo alcançadas. Esta presença dos agentes de trânsito nas vias não será apenas no dia de hoje. Ela é presente permanente e assim será ao longo dos próximos anos, 24 horas por dia. A autoridade estará presente atenta, atuando, protegendo e socorrendo qualquer pessoa que necessite de apoio”, disse o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda.

Desde à 0h, os motoristas que circulam pelas marginais já podem perceber a presença dos agentes públicos, de trânsito, de orientação, de fiscalização e a nova sinalização. A operação da madrugada contou com 22 viaturas. No turno da manhã foram disponibilizadas 22 pick-ups, 10 motos, 9 veículos pequenos, 5 guinchos e 65 agentes.  A operação conta também com 20 técnicos e 12 viaturas da SPTrans para fiscalizar os ônibus, além de 6 técnicos para o monitoramento das câmeras.

“Com as câmeras em funcionamento, todas as ocorrências que eventualmente venham a acontecer podem ser acompanhadas pela CET, coisa que não acontecia. Este é o padrão do Marginal Segura que acontecerá também nas outras vias de São Paulo”, disse o presidente na CET, João Octaviano.

Acidentes em anos anteriores
De acordo com a CET, em 2016 foram registrados na Marginal Pinheiros 209 acidentes com 245 vítimas, sendo 7 fatais. Já na Tietê foram 168 acidentes com 215 vítimas, sendo 14 fatais.  A média mensal foi de 27 acidentes com vítimas na Pinheiros e 24 na Tietê. Já em 2015, foram registrados na Marginal Pinheiros 310 acidentes, com 369 vítimas, sendo 18 fatais. No mesmo ano, a Tietê registrou 303 acidentes com 371 vítimas, sendo 28 fatais.

Entre setembro e dezembro de 2016, foram registrados 39 acidentes com vítimas graves ou gravíssimas, que não entraram no acompanhamento das vítimas fatais. A partir de agora a evolução desse número também será acompanhada pelos agentes da CET.

Veículos Anjos
Como forma de apoiar o programa, a Prefeitura recebeu novos veículos que foram doados pelas empresas Honda, Mitsubishi e Yamaha. “Não há nenhuma contrapartida, zero de contrapartida. São empresas solidárias. Nós pedimos e eles nos atenderam e assim nós vamos fazer sistematicamente na Prefeitura de São Paulo. Se puderem atender serão exaltadas, o próprio prefeito vai falar o nome, agradecer. São empresas solidárias com a cidade, sem a expectativa de qualquer contrapartida especial”, afirmou o prefeito João Doria.

A Mitsubishi doou 10 pick-ups modelo L200, com tração 4x4 que permitirão guinchar outros veículos e entrar em pontos de alagamentos. A manutenção dos veículos também ficará por conta da montadora, que fez uma doação em veículos no valor de aproximadamente R$ 1,6 milhão.

A Yamaha fez a doação de 6 motos Tenere 250 e a Honda doou 20 motos do modelo XRE300C, que serão utilizadas pelos agentes da CET e da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Eles também receberão das próprias montadoras um treinamento de pilotagem segura.  Os veículos serão entregues de forma gradual, até o dia 25 de fevereiro.

Nove grupos empresariais também doaram para a Prefeitura placas e serviços de sinalização de piso, aérea e eletrônica das marginais, sem custos para a administração ou contrapartidas.