Domingo, 9 de Abril de 2017 | Horário: 16:20

Prefeitura entrega primeira etapa do Corredor Verde

Viaduto Tutóia, na Avenida 23 de Maio, foi o primeiro a receber jardim vertical do projeto que ocupará área de 10.950 m² de extensão na avenida.
1371245-Entrega da Primeira Etapa do Corredor Verde

A Prefeitura de São Paulo entregou neste domingo (9) a primeira etapa do “Corredor Verde” na Avenida 23 de Maio. Localizado na região do Viaduto Tutóia, esta foi a primeira parede da via a receber cerca de 30 espécies de plantas numa área de 1.439 m². Até o fim de junho, outros seis trechos da avenida serão beneficiados pela iniciativa, que irá contemplar um total de 10.950 metros quadrados de área verde.

“Ao término de todas as etapas, este Corredor Verde será o maior do mundo feito em paredes de um eixo urbano, oferecendo uma condição de visualização e ambientação muito adequada”, disse o prefeito.

No Viaduto Tutóia foram plantadas 30 espécies de plantas e folhagens, como manjericão, coração magoado, alecrim, brilhantina, tapete inglês, orégano, salsa íris, coleus, entre outras, que também farão parte da estrutura dos demais viadutos que integram o projeto.

Viaduto Tutóia - Durante a instalação

Viaduto Tutóia - Depois da instalação

A ação, anunciada no último mês, segue agora para os viadutos Santa Generosa e Beneficência Portuguesa. Também serão contemplados os viadutos Pedroso, São Joaquim, Tutóia e Jaceguai. O custo para cobertura de toda a extensão é cerca de R$ 9,7 milhões e o trabalho será concluído em julho.

A execução do projeto em toda a via será feita pelo Movimento 90º, especializado em jardins verticais. Serão utilizadas no Corredor Verde mais de 251 mil mudas de plantas. As estruturas dos painéis serão feitas com 163,7 toneladas de lixo reciclado e, quando concluídos, os jardins irão capturar 66,8 toneladas de CO2. Existe também a expectativa de redução de ruídos na região, o que será medido posteriormente.

“São Paulo tem uma necessidade por verde e ao mesmo tempo tem muitas paredes cegas que podem virar áreas verdes. Então a ideia é ocupar essas paredes com jardins verticais, aumentando o índice de área verde na cidade de São Paulo, diminuindo a poluição, controlando a temperatura”, disse o paisagista Guil Blanche, do Movimento 90°.

O projeto faz parte de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) assinado na gestão anterior com a empresa Tishman Speyer, destinado à construção de oito jardins verticais na cidade. Até o fim de 2016, haviam sido realizados cinco desses jardins nas laterais de prédios que circundam o Minhocão, na região central da cidade.

A atual gestão deu continuidade ao termo assinado, mas direcionou o projeto para a Avenida 23 de Maio, privilegiando os muros públicos no lugar de paredes de propriedades particulares. Além disso, estendeu o tempo de manutenção dos jardins, que inclui a revisão nos gotejadores, monitoramento diário da irrigação, fertilização, podas quando necessário e verificação da estrutura.

“Este não será o único Corredor Verde de São Paulo. O projeto começa aqui na 23 de maio, depois vamos completar as empenas no Minhocão e vamos também para um terceiro eixo na cidade, que está sendo definido”, disse Doria.

Plantio de Árvores
Durante o evento, o prefeito destacou o compromisso da Prefeitura para plantar ainda neste ano 200 mil árvores por toda a cidade, utilizando espaços públicos e particulares, com a ajuda da população.

“Em cem dias nós plantamos cerca de 30 mil árvores na cidade com as nossas próprias pernas, mas até o final do ano teremos parcerias, tanto em Termos de Compensação Ambiental como a ajuda da iniciativa privada e de parceiros”, disse o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Gilberto Natalini.