Sábado, 19 de Agosto de 2023 | Horário: 14:48

Prefeitura inaugura Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA) no Itaim Paulista

Com um ensino que integra teatro, dança, música e artes visuais, equipamento foi instalado nas dependências do Parque Chácara das Flores, reaberto para população neste sábado (19) após um período de requalificação
1224632-Requalificação do Parque Chácara das Flores e Inauguração da EMIA Parque Chácara Das Flores

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, inaugurou na manhã deste sábado (19), no Itaim Paulista, Zona Leste da cidade, a quarta unidade da Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA) para atender cerca de 150 crianças de 5 a 13 anos com um ensino que integra teatro, dança, música e artes visuais. O equipamento funcionará na área do Parque Chácara das Flores, reaberto para população após um período de requalificação.

“A gente traz para o parque esse equipamento importante da Cultura onde nossas crianças poderão fazer várias atividades de iniciação artística”, disse o prefeito Ricardo Nunes. “A prefeitura trabalha dia e noite, noite e dia, todo dia e pra todo mundo”, completou Nunes.

A Escola Municipal de Iniciação Artística é uma instituição pública e gratuita, regulamentada pela lei nº 15.372, de 3 de maio de 2011. Fundada em 1980, a escola nasceu em três casas dentro do parque Lina e Paulo Raia, no Jabaquara.

Após o projeto de expansão iniciado em 2021, a Escola já conta com 4 unidades: Jabaquara, Brasilândia, Chácara do Jockey e Itaim Paulista. As famílias interessadas podem se cadastrar no formulário disponível clicando aqui.

A secretária municipal de Cultura, Aline Torres, afirmou que a administração municipal também deve inaugurar uma nova EMIA em Parelheiros. “A criança entra na EMIA com seis anos e sai com uma trajetória de formação artística. Nós temos vários artistas na cidade, como a Maria Gadú que é a nossa madrinha e que foi formada pela EMIA”, disse.

Com um ensino de referência, a EMIA tem por finalidade principal assegurar aos alunos, crianças entre 5 e 13 anos, a iniciação nas artes por meio de experiências estéticas e processos criativos nas linguagens artísticas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.

O corpo docente da escola é formado por artistas educadores que trazem sua experiência profissional, em diálogo com o espírito investigativo e brincante das crianças. O ingresso dos alunos é feito mediante sorteio público, com inscrição prévia geralmente no final de cada ano. A ação artístico-pedagógica da EMIA parte de uma concepção de infância que entende as crianças como competentes naquilo que fazem, respeitando seus modos de ser, pensar e criar arte.