Quinta-feira, 14 de Março de 2024

Prefeitura investe R$ 18,2 milhões e finaliza as obras de contenção das margens do Córrego Itaqueruna, em São Miguel Paulista

Horário: 18:50

O prefeito Ricardo Nunes entregou as obras de recuperação das margens do Córrego Itaqueruna, na Vila Progresso, em São Miguel Paulista, que recebeu nesta quinta (14) o Prefeitura Presente. A gestão municipal investiu R$ 18,2 milhões para as ações de contenção, realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), e que beneficiam centenas de pessoas que moram no entorno e circulam pela região.

“O córrego estava rompendo e levando as casas e a via embora. Fizemos toda a contenção e o asfalto. Mais uma obra importante que estamos fazendo para atender a comunidade”, disse Ricardo Nunes.

Ao todo, foram executados 85 metros de recuperação das margens com a colocação de tirantes e mais 235 metros de pavimentação no encontro das avenidas Nordestina e Deputado Dr. José Aristodemo Pinotti. Todos os pontos de erosão foram restaurados e o trecho recebeu novo asfalto, permitindo acesso total para os moradores da região e motoristas que utilizam a via.

A SIURB também executou a instalação de novo gradil no entorno do Córrego Itaqueruna, garantindo a segurança dos pedestres. Mais de 50 famílias que vivem na área foram beneficiadas.

Área de risco
Antes das intervenções, a margem do Córrego Itaqueruna se encontrava em estado avançado de erosão e um trecho da Avenida Deputado Dr. José Aristodemo Pinotti estava afundando. A situação impedia que os veículos circulassem pela via, além de bloquear o acesso dos moradores às suas casas.

O local era classificado como área de risco geológico R3 pela Defesa Civil. Vistorias realizadas pela Defesa Civil, Subprefeitura e por técnicos da SIURB atestaram a necessidade de intervenções no córrego. As obras foram executadas entre março e novembro de 2023 e os trabalhos foram finalizados cerca de três meses antes do prazo.