Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2016 | Horário: 18:33

Prefeitura lança livro sobre segurança alimentar e nutricional

Publicação serve como referência de apoio a gestores e ativistas e contribui para a consolidação da alimentação orgânica nas políticas municipais
1234466-Lançamento do Livro Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na Cidade de São Paulo: Ações, Desafios e Perspectivas do Papel da Cidade na Alimentação

Foi lançado nesta quinta-feira (15), no Mercado Municipal, na região central, o livro “Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na Cidade de São Paulo: Ações, Desafios e Perspectivas do Papel da Cidade na Alimentação”. A publicação reúne as principais experiências e avanços implantados desde 2003 na capital e possui uma versão digital gratuita.

A elaboração do material teve o envolvimento de diferentes secretarias e conta com a participação de 27 autores. O livro serve como referência de apoio a gestores e ativistas da boa alimentação e contribui para a consolidação da alimentação orgânica nas políticas municipais.

“É o resultado de um trabalho muito importante, articulado e integrado. Todos aqui sabem como é difícil fazer ações e políticas públicas integradas, mas acho que este esforço foi coroado hoje com o lançamento desse programa que fica para a cidade e, principalmente, para todos nós que atuamos nessa área”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique.

O livro foi feito por meio de uma parceria entre o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comusan), a Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo e o Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (PMA/ONU), que incentiva a troca de experiências exitosas a respeito do tema junto a outros países.

A partir de relatos de experiências da CAISAN e do estabelecimento de perspectivas e desafios em torno da temática “segurança alimentar e nutricional”, o projeto foi idealizado e amplamente abordado por meio das ações e iniciativas implementadas na cidade, como a implementação da Lei nº 16.140/2015, que visa à inclusão de alimentos orgânicos na alimentação escolar; a criação da zona rural na cidade; e o lançamento do 1º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.