Sábado, 30 de Maio de 2020 | Horário: 14:20

Prefeitura retoma obras da UPA Parelheiros

Unidade auxiliará no atendimento de pacientes da Zona Sul
1023159-Retomada das Obras da UPA Parelheiros

A Prefeitura de São Paulo retomou neste sábado (30) as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Parelheiros, na Zona Sul da capital. A unidade contará com 20 novos leitos e auxiliará no atendimento de saúde de média complexidade, agregando aos serviços da rede de atenção básica e hospitalar de Parelheiros e região.

"Estamos retomando esta obra que foi paralisada em 2016, investindo R$ 4,7 milhões com recursos federais e da Prefeitura. A cidade tinha quatro UPAS quando assumimos em 2017, já entregamos 10 e temos seis que estamos retomando e mais 15 que vamos iniciar ainda este ano", disse o prefeito Bruno Covas. Ele informou que esta UPA é do tipo III, que oferece mais quantidade de exames e especialidades e ajuda a desafogar os hospitais e nos tratamentos na cidade de São Paulo. "Tenho certeza que vai ser mais um equipamento aprovado pela população", completou.

A UPA Parelheiros terá aproximadamente 2 mil m² com dois pavimentos. Será equipada com 7 leitos de urgências, sala de ortopedia, raio-x, sala de gesso, suturas, esterilização e expurgo, triagem, 6 consultórios médicos, 1 consultório odontológico, sala de medicação, 7 poltronas de inalação adulto e 7 infantis, coleta de exames, sala de eletro cardiograma, 2 salas de avaliação, 14 leitos de observação adulto e 4 infantil e 2 salas de isolamento. Além disso, contará com farmácia, serviço social, ouvidoria e áreas administrativas. Também possuirá aquecimento solar e utilizará água de reuso.

"Esta UPA vai ter um papel importante de ser a porta de entrada do Hospital de Parelheiros que fica aqui ao lado, destacou o secretário da Saúde, Edson Aparecido, informando que a unidade deve atender 23 mil pessoas por mês. Ele também informou que a partir da próxima semana voltam a ser marcadas as consultas que foram suspensas durante a quarentena.

A obra faz parte da retomada de seis unidades de Pronto Atendimento (UPA) na capital. As outras UPAS que terão as obras retomadas são: UPA Cidade Tiradentes, Mooca, Jabaquara, Vila Mariana e City Jaraguá. As unidades atenderão com portas abertas, 24 horas, todos os dias.

Atualmente, a cidade já conta com 14 UPA’s em funcionamento sendo que seis foram entregues pela atual gestão entre 2019 e 2020.

Todas as obras serão realizadas por empresas licitadas pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e estão inseridas no Programa Avança Saúde SP, resultado de acordo entre a Prefeitura e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A UPA Parelheiros está localizada na Estrada Ecoturística de Parelheiros, 5252, próximo à subprefeitura.