Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2024 | Horário: 10:50

Primeiro Prefeitura Presente do ano vai a Pirituba/Jaraguá, região que está recebendo R$ 490 milhões de investimentos

Prefeito vai anunciar retomada das obras do complexo viário que fará ligação com a Lapa, entregar creche e inaugurar bebeteca
1199785-Anúncio da Retomada das Obras da Ligação Viária Pirituba / Lapa

*Última atualização 21h15

No primeiro Prefeitura Presente deste ano, o prefeito Ricardo Nunes leva aos bairros de Pirituba, Jaraguá, São Domingos e Taipas, na Zona Norte, uma série de ações de mobilidade, educação, saúde e obras que vão melhorar a rotina dos 438 mil moradores da região. O investimento da Prefeitura nesses bairros é de R$ 490 milhões.

“Hoje é mais um dia de Prefeitura Presente, agora no território da Subprefeitura Pirituba/Jaraguá. Em conjunto com vereadores, o subprefeito e secretários vamos vistoriar obras, dar início de obras, conversar com a comunidade, escutar as demandas e dar devolutivas”, disse o prefeito Ricardo Nunes durante encontro com jornalistas locais.

Em sua primeira agenda, o prefeito vai anunciou a retomada das obras da ligação viária Pirituba-Lapa, fundamental para desaforar o trânsito entre os dois bairros, atendendo à reivindicação de mais de 40 anos dos moradores de Pirituba. Com prazo de execução previsto para dezembro de 2026, as obras têm um investimento municipal de R$ 209,5 milhões. As construções estavam suspensas pela Justiça desde abril de 2020 e foram retomadas após liberação judicial a favor da Prefeitura, em agosto do ano passado.

Sempre atento às questões ambientais, o prefeito visitou o lago do Parque Cidade de Toronto, que passou por uma revitalização em outubro, com a remoção das plantas aquáticas e dos detritos flutuantes presentes no espelho d’água, além de resíduos na borda do lago, garantindo a preservação da fauna local. A Prefeitura de São Paulo investiu R$ 4 milhões na revitalização.

Em seguida, o prefeito fez a entrega oficial do CEI Dionísia Gonçalves Pinto - Nísia Floresta. A unidade tem capacidade para atender 200 bebês e crianças de 0 a 3 anos e conta com infraestrutura completa de acessibilidade, incluindo elevador, rampas de acesso, piso tátil, corrimão, sinalização braille e playground acessível. Foram investidos R$ 4,3 milhões na obra.

Ricardo Nunes visitou o Centro Educacional Esportivo Geraldo José de Almeida da Rede Olímpica, onde anunciou investimento de R$ 16 milhões para a reforma de todo o complexo. "Este clube tão importante, que o pessoal de Pirituba, teremos a piscina, a parte da academia, administrativa. A quadra já foi reformada", disse o prefeito Ricardo Nunes.

Também na área da educação, Nunes fez outra entrega importante para a região: a inauguração da Bebeteca do CEU Pinheirinho Luís Gama e o descerramento de placa da Bebeteca do CEU Taipas Professora Maria Beatriz. Os equipamentos ficam dentro das bibliotecas dos respectivos CEUs, e são espaços, dedicados à primeira infância. Elas são cuidadosamente projetadas e adaptadas para promover a convivência, destinadas especialmente às famílias com crianças de zero a três anos. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento abrangente da criança, englobando as dimensões motora, cognitiva, linguística e socioemocional.

Finalizando a visita na região, o prefeito Ricardo Nunes entregou 50 escrituras definitivas de imóveis a mutuários do Conjunto Residencial Elísio Teixeira Leite que já concluíram seus financiamentos e aderiram ao Programa Escritura COHAB. O repasse da documentação aconteceu durante o encontro Prefeitura Presente – Pirituba/Jaraguá no CEU Pêra-Marmelo, onde o prefeito e o secretário fizeram um resumo das ações da administração municipal no bairro e ouviram sugestões e críticas da comunidade.

Imagens para download:

Prefeitura Presente - Confira as edições anteriores:

1. Prefeitura conclui intervenções na rede de drenagem do Córrego do Engenho, na Zona Sul
  2. Prefeito leva equipe da Prefeitura em vistoria a obras na região da Subprefeitura Casa Verde / Cachoeirinha
  3. Prefeitura Presente visita região da Freguesia/Brasilândia
  4. Prefeitura Presente chega a Sapopemba, na Zona Leste
  5. Prefeitura Presente chega a Cidade Tiradentes, na Zona Leste
  6. Vila Maria recebe ações do Prefeitura Presente
  7. Prefeitura Presente acontece nesta quinta-feira (20) em Perus / Anhanguera
  8. Prefeitura inaugura novo CEI durante 8ª edição do programa Prefeitura Presente
  9. M’ Boi Mirim recebe 9ª edição do Prefeitura Presente
  10. Vila Prudente recebe 10ª edição do Prefeitura Presente