Notícia na íntegra
Secretaria do Trabalho capacita 680 pessoas em dois meses de oficinas para geração de renda

Atualizado em 08/05/2018 às 11h20
Em apenas dois meses, a Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE) já capacitou 680 pessoas em oficinas de geração de renda, promovidas nos Centros de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan) Butantã e Vila Maria.
Segundo a secretária de Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso, as oficinas são uma forma de apoiar a segurança alimentar, o desenvolvimento das pessoas e, também, a geração de renda. “Os cursos têm, pelos menos, dois objetivos. Um é a própria segurança alimentar, para que o cidadão saiba se alimentar melhor e aproveitar os alimentos, evitando o desperdício e tendo uma nutrição melhor na sua alimentação. O outro objetivo é que as pessoas possam desenvolver habilidade para gerar renda”, disse.
As capacitações ministradas por culinaristas reconhecidos no mercado são uma novidade desta gestão, pois há pouco tempo as cozinhas desses espaços não estavam abertas à população e eram pouco utilizadas. Durante os encontros, os participantes também recebem orientações sobre higiene e manipulação de alimentos.
“Criei as minhas três filhas fazendo salgados como cachorro quente, coxinha e quibe. Saía para vender com meu marido na porta das empresas. Meu objetivo é passar para os participantes tudo aquilo que aprendi para que eles possam complementar a sua renda”, destaca a confeiteira e culinarista Maria D’Águia, que dá cursos na área de panificação.
As oficinas são direcionadas a pessoas com idades variadas e perfis diversos como empreendedores, donas de casa e até mesmo pessoas que buscam uma recolocação no mercado de trabalho. A analista fiscal Andreia Pollefrone já participou de seis oficinas após ficar desempregada. “Comecei a participar como um passatempo, mas fui criando coragem e fazendo os pratos. Quando é algo que eu já tenho mais habilidade, já tento fazer assim que chego em casa”, conta.
Marcia Cristina Monteiro Leite atua vendendo doces e busca aprimorar suas técnicas na produção de salgados para aumentar a renda. “Gosto de fazer doce. Para mim o salgado é um diferencial. Quero aprender, fazer o teste em casa com os filhos e, se for aprovado, vou incluir no cardápio”, disse.
Os Centros de Referência já realizaram oficinas como de produção de marmitas saudáveis, hambúrguer artesanal, colomba pascal, sonhos caseiros, salgados para buffet, pizzas, esfihas, aproveitamento total de alimentos e pizza integral. A SMTE divulga, semanalmente, as atividades das unidades. Confira a programação das próximas oficinas:
Vila Maria
10 e 11/05
- Curso de panificação para mulheres
17 e 18/05
- Curso de panificação para mulheres
24 e 25/05
- Curso de panificação para mulheres
Butantã
17/05
– Orientação à manipulação segura
– Oficina de Esfihas e Petit Gateau
24/05
– Orientação à manipulação segura
– Oficina de Nhoque e suas variações
28/05
– Orientação à manipulação segura
– Oficina de Empanadas
As oficinas do Cresan são gratuitas e para participar basta ter a idade mínima de 16 anos. As inscrições devem ser feitas no telefone 2967-0755 ou 2967-2214, na Vila Maria, ou 3326-4115 no Butantã.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk