Notícia na íntegra
Prefeitura entrega requalificação de terminal de ônibus na Lapa; agora são 17 equipamentos com infraestrutura totalmente renovada

O prefeito Ricardo Nunes participou nesta sexta-feira (28) da entrega das obras de requalificação e benfeitorias do Terminal Lapa, na Zona Oeste da cidade. Esse é o 17º terminal reformado após o início das concessões, no fim de 2022. As melhorias foram feitas pela concessionária SP Terminais Noroeste, por meio de Parceria Público-Privada com a Prefeitura, e supervisionadas pela SPTrans. A expectativa é de que a requalificação dos terminais da cidade beneficie 365 mil passageiros por dia.
“Hoje mais um terminal entregue para a cidade, requalificado, com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), com selo de acessibilidade, com o sistema de monitoramento de câmeras interligado com o Smart Sampa, bicicletário, banheiros da mais alta qualidade, ou seja, tudo aquilo que as pessoas desejam e precisam do serviço público”, disse o prefeito Ricardo Nunes ao comentar sobre o esforço da Prefeitura de São Paulo em reformar os terminais da capital. “Temos dois em obras e no dia 3 de abril encerramos o prazo de recurso para os 12 terminais da Zona Leste. Após a homologação, a gente passa a fazer também a requalificação dos 12 terminais do lote leste”, completou.
O Terminal Lapa é o sétimo empreendimento sob concessão da SP Terminais Noroeste a ter as obras finalizadas e segue o padrão de modernização exigido pela Prefeitura de São Paulo.
Com a entrega, os mais de 44 mil passageiros que utilizam o terminal diariamente passam a ter maior conforto, modernidade e segurança, em um ambiente agradável, acessível, sustentável, seguro e higiênico. O terminal é atendido diariamente por 33 linhas, das quais dez são noturnas.
O Centro de Controle Operacional foi modernizado e passa a contar com 58 modernas câmeras de segurança que controlam a segurança e a operação do terminal, das áreas interna e externa, 24 horas por dia.
As obras também melhoraram o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, garantindo ao equipamento a emissão do Selo de Acessibilidade pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), concedido à edificação considerada adequada ao uso público e acessível às pessoas com deficiência. O selo tem validade de 10 anos e a certificação também foi entregue ao terminal nesta segunda-feira.
Principais benfeitorias
- A comunicação das plataformas de embarque e desembarque é feita por 25 Painéis de Mensagens Digitais (PMDs) e quatro telões que permitem acompanhar os horários de cada linha
- Nova estrutura do empreendimento e identidade visual característica da atual gestão
- Novos sanitários, totalmente revitalizados com ambientes mais agradáveis e acessíveis. Construção de um sanitário família também acessível
- Sanitários exclusivos para pessoas com deficiência
- Novo bicicletário com mais vagas. São 104 vagas, com monitoramento contínuo feito pelas duas câmeras de segurança instaladas no local e vídeo-porteiro controlado diretamente pelo CCO.
Os novos painéis e telões foram um grande ganho para passageiros como a roupeira hospitalar Elisângela Santos Ferreira da Silva, de 45 anos. A moradora da região usa o terminal principalmente para visitar a mãe e ir a consultas, e o novo painel ajuda no deslocamento. “Ficou bem mais fácil localizar meu ônibus, muito melhor”, disse.
As obras também foram vistas com bons olhos pelo aposentado José Carias da Silva, 76 anos, que usa o terminal para passear por São Paulo. Ele aprovou a organização e a estrutura do local após a reforma. “Está muito bonito, tem os fiscais que sabem organizar, agora tem o painel para indicar os bairros, além dos banheiros, que ficaram muito bonitos”, afirmou.
Terminal Verde
Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da manutenção e expansão de áreas verdes na cidade, o terminal passou por uma avaliação e manejo de árvores, plantio de novas mudas adequadas ao espaço e completa renovação de paisagismo.
As árvores retiradas para a construção das novas áreas de acessibilidade também foram replantadas, como compensação ambiental. Entre as espécies replantadas estão apenas as nativas, como bromélia, palmito juçara e moreia.
Como parte dessa iniciativa, mudas nativas também serão entregues à população para que todos possam participar ativamente dessa ação.
PPP dos Terminais
Pelo período de 30 anos, as empresas SP Terminais Noroeste e SPE São Paulo Sul S.A. vão ser responsáveis pela requalificação, além da administração, conservação e manutenção de 19 terminais de ônibus. As empresas também têm direito à exploração comercial nos locais.
Fazem parte do bloco sul, os dez terminais sob responsabilidade da SPE São Paulo Sul S.A: Água Espraiada, Bandeira, Capelinha, Grajaú, Guarapiranga, Jardim Ângela, João Dias, Parelheiros, Santo Amaro e Varginha.
Também foram concedidos os nove terminais do lote noroeste, que estão sob responsabilidade da concessionária SP Terminais Noroeste S/A: Amaral Gurgel, Campo Limpo, Casa Verde, Jardim Britânia, Lapa, Princesa Isabel, Pinheiros, Pirituba, Vila Nova Cachoeirinha e as paradas Eldorado e Clínicas.
Mídias
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk