Notícia na íntegra

Terça-feira, 2 de Setembro de 2014 | Horário: 16:29
Compartilhe:

Avenida Paulista terá ciclovia no canteiro central

Atualizado em 3/09/2014, às 14h31


A Avenida Paulista vai receber uma ciclovia em toda a sua extensão. A via exclusiva para a circulação de bicicletas ocupará o espaço onde hoje fica o canteiro central. O projeto foi apresentado nesta terça-feira (2) ao prefeito Fernando Haddad pelo secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto. As obras devem começar em 2015.



"Eu não quis começar [agora] a obra sem a certeza de que o Natal não seria afetado. Como não me deram 100% de garantia, pedi que começassem as obras só em janeiro, pois a Paulista tem que ser preservada no fim do ano", disse o prefeito nesta quarta-feira (3), em visita à região de Cidade Ademar, na zona sul.



Na véspera, Haddad havia destacado que ao contrário das ciclofaixas de lazer, montadas aos domingos, a ciclovia será permanente e trará mais conforto e segurança aos ciclistas.



Segundo Tatto, o canteiro central da avenida será alargado em cerca de 25 centímetros de cada lado para facilitar a passagem de bicicletas nos dois sentidos. As oito faixas de rolamento da via serão mantidas, com alguns ajustes. Alguns trechos, próximos aos semáforos, ganharão grades para a proteção dos ciclistas.



A ciclovia será elevada em relação às faixas de rolamento. Os tanques que hoje abrigam plantas e flores serão retirados, assim como os relógios de rua distribuídos pela via. "É um canteiro impermeável, que não tem relação direta com o solo", afirmou Tatto na terça-feira. Ainda segundo o secretário, está prevista alteração de lugar de alguns postes de iluminação. 



As obras devem começar no ano que vem, após a obtenção das licenças necessárias. A previsão para a sua conclusão é de três meses, a contar do seu início. A CET, entretanto, terá de montar um planejamento para o desvio de tráfego e segurança dos pedestres que passam pela região diariamente.



Nesta quarta-feira (3), Haddad afirmou que a medida modernizará a região. "É um projeto que vai dar uma cara nova para a Paulista. Vai representar um ganho do ponto de vista visual. A paisagem da cidade muda para melhor", disse.



Ainda assim, o prefeito sabe que será impossível agradar a todos e, justamente por isso, afirmou que a Prefeitura estará aberta ao diálogo. "Se o debate se estabelecer, ainda mais agora que teremos mais tempo antes de iniciadas as obras, melhor", afirmou. 


collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn