Segunda-feira, 9 de Agosto de 2021 | Horário: 14:27

Capital vacinou mais de 16 mil pessoas que ainda não haviam tomado a segunda dose dos imunizantes antiCovid com busca ativa no último sábado (07)

Profissionais de Saúde intensificaram a procura por pessoas que haviam perdido o prazo para tomar a segunda dose

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vacinou 16.202 pessoas que ainda não haviam comparecido a uma unidade de Saúde para tomar a segunda dose dos imunizantes contra o coronavírus, por meio de uma busca ativa realizada no último sábado (06). Até a última semana, cerca de 199 mil munícipes eram aguardados para receber a segunda dose e completar o ciclo vacinal.

Para realização da busca ativa, a SMS extraiu do sistema Vacivida a relação de pessoas que ainda não receberam a segunda dose. A partir disso, é realizado o georreferenciamento entre o endereço do munícipe e a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima dele e, então, os profissionais da unidade entram em contato com as pessoas para orientá-las sobre a importância da vacinação correta e verificar os motivos da abstenção. As UBSs que possuem equipes do Programa Estratégia Saúde da Família também fazem parte deste trabalho.

Os Agentes Comunitários de Saúde, em suas visitas casa a casa, alertam a população da importância da imunização correta com as duas doses e, também, monitoram os pacientes que não tomaram nenhuma das doses ou apenas a primeira dose. Os médicos e enfermeiros também realizam o alerta durante atendimento médico.

O sistema VaciVida também avisa ao munícipe, via celular, da chegada do prazo de sua segunda dose da imunização. O órgão conta com o compromisso e entendimento dos imunizados com a primeira dose para buscarem o serviço de Saúde para a segunda dose, conforme orientado, contribuindo no combate à Covid-19.

Completar o esquema vacinal é essencial para garantir proteção completa contra as formas graves da doença e das variantes do coronavírus. Quem perdeu o prazo pode comparecer a um dos postos de vacinação para se imunizar.

Novos grupos elegíveis

Hoje (09) acontece a repescagem da vacinação antiCovid para munícipes acima de 25 anos que ainda não receberam a primeira dose do imunizante.

Na terça (10) e quarta-feira (11) serão vacinadas pessoas de 24 anos. Na quinta-feira (12) é a vez do grupo daqueles que têm 23 anos. Na sexta-feira (13) serão vacinadas pessoas de 22 anos, e, no sábado (14), os de 21 anos.

A relação completa dos locais de vacinação pode ser acessada na página Vacina Sampa.

Todas as vacinas disponíveis foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Elas são eficazes e seguras contra a Covid-19. Não há necessidade nem possibilidade de escolher um imunizante específico.

A população da capital consegue acompanhar em tempo real a situação e movimentação de pessoas nos postos da capital pelo site De Olho na Fila.

Documentos necessários e pré-cadastro

Para se vacinar é obrigatório apresentar um comprovante físico ou digital de endereço no município de São Paulo, juntamente com documento pessoal, preferencialmente CPF ou Cartão SUS. São aceitos comprovantes no nome de outra pessoa como cônjuge, companheiro, pais e filhos, desde que seja apresentado também uma comprovação do parentesco ou estado civil (RG, certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável).

O preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já agiliza 90% do processo de atendimento no ato da vacinação. Ao acessar a plataforma, basta fornecer nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento.

Mais de 11,1 milhões de doses aplicadas

Segundo o último Boletim Covid, publicado no domingo (08), já foram aplicadas 11.167.621 doses dos imunizantes antiCovid na capital. Desse total, 7.866.392 são de primeira dose, 2.984.526 de segunda dose e 316.703 da vacina com dose única.