Notícia na íntegra

Quinta-feira, 22 de Maio de 2014 | Horário: 09:54
Compartilhe:

Centrais de triagem automatizadas ampliarão reciclagem de resíduos na cidade

Localizada no bairro de Santo Amaro e com capacidade de processamento de 250 toneladas/dia, uma das centrais de triagem automatizadas de resíduos sólidos da cidade de São Paulo deverá ser inaugurada no início de julho. O anúncio foi feito pelo secretário de Serviços, Simão Pedro, durante visita à subprefeitura de Subprefeitura de São Miguel Paulista na última quarta-feira (21).



Segundo o secretário, as edificações fazem parte das obrigações contratuais formalizadas com as empresas responsáveis pela varrição urbana. Outras três centrais serão instaladas até 2016. A obra não terá custo adicional para a municipalidade já que estes investimentos estão previstos nos contratos com as empresas. “Trata-se de uma das maiores centrais da América Latina e representa mais uma importante contribuição na busca por uma melhor destinação de resíduos gerados na cidade”, esclareceu, ao afirmar que, hoje, apenas 1,8% do lixo é reciclado. “Com as centrais, esse percentual subirá para 6% e, com outras medidas que colocaremos em prática, a meta é chegar a 10% até o final de 2016”.



Uma dessas medidas será a contratação das cooperativas que coletam lixo reciclado. A ideia é que elas deixem de prestar serviços por meio de convênios e passem a ser contratadas. “Os convênios são muito limitados e contribuem para que a produtividade seja apenas de 3%, em média. Ao pagarmos pelo trabalho ambiental que proporcionam, o ganho será maior para todos. Até porque um dos objetivos é que comercializem o que reciclam”, afirmou, ao enfatizar que o BNDES liberou R$ 42 milhões que devem ser aplicados em programas destinados à reestruturação e capacitação de cooperativas com essa finalidade.



Outro anúncio feito pelo secretário foi a construção de um novo aterro sanitário, sob a responsabilidade da Ecourbis, consórcio responsável pela coleta de resíduos nas zonas norte e leste da cidade. Com vida útil de aproximadamente 10 anos e investimentos de R$ 450 milhões, o novo espaço substituirá o atual aterro localizado na região de São Mateus. Ao receber cerca de 6.000 toneladas de resíduos diariamente, sua capacidade de saturação será alcançada em três anos.



Sobre a recente suspensão dos telecentros, lembrou que o fechamento foi em decorrência de documentação incompleta da empresa que gerenciava os conteúdos. Lembrou que a secretaria está conversando com as entidades conveniadas para que assumam as unidades dentro de um modelo novo e com conteúdos mais atraentes.



Encontro nas Subprefeituras


A reunião na Subprefeitura de São Miguel Paulista faz parte de uma série de encontros dos secretários municipais com a população, e deve ser realizada em todas as subprefeituras da cidade. A ideia é aproximar a gestão das demandas e necessidades dos bairros. As reuniões devem acontecer semanalmente e deverão ser priorizadas áreas periféricas da Capital. Durante os encontros, a população é convidada a apresentar dúvidas, reclamações e sugestões. Os primeiros encontros foram realizados nas subprefeituras de Aricanduva, Butantã, Itaim Paulista, Perus e M’Boi Mirim.



Imagens para download

Crédito: Luiz Guadagnoli / Secom



Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4


collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn