Notícia na íntegra
CEUs retomam as atividades presenciais com atenção aos protocolos sanitários
Os Centros Educacionais Unificados (CEU) da cidade estão retomando as suas atividades presenciais e uma série de orientações e protocolos para a utilização dos espaços foram estabelecidas. Entre as principais recomendações estão a apresentação da comprovação de vacinação completa contra a COVID-19, a priorização de atividades ao ar livre e o uso ininterrupto da máscara, higienização frequente das mãos e dos espaços, seguindo as recomendações dos órgãos oficiais da Saúde.
O funcionamento das unidades e o oferecimento das atividades preveem o contexto pandêmico da Covid-19, o avanço da vacinação e a importância das interações presenciais para a saúde emocional da população. Além das orientações gerais, o documento também especifica como devem ocorrer as atividades relacionadas aos Núcleos de Esporte e Lazer e de Ação Cultural.
Sobre as atividades físicas, orienta-se que durante as aulas de ginásticas e lutas é obrigatório o uso de máscara facial, cobrindo o nariz e a boca. Os usuários que participam de atividades aquáticas e de esporte coletivo podem ficar sem máscara somente durante a atividade da aula. Para o uso livre do Parque Aquático das unidades o limite máximo de atendimento é de até 50% da capacidade. É obrigatório o uso da máscara facial de forma adequada quando o usuário estiver fora da piscina.
Para os eventos culturais em ambientes fechados é obrigatória a alternância dos assentos, delimitando-os com as fitas os locais que não poderão ser utilizados, garantindo uma distância mínima de 1,0 (um) metro, entre os espectadores. O limite de atendimento deve seguir uma taxa de ocupação entre 25% e 70%, considerando o público e a equipe técnica, os teatros só poderão funcionar com os sistemas de ventilação e equipamentos de ar-condicionado devidamente higienizados. Artistas e palestrantes programados para se apresentarem nos CEUs que deverão apresentar o documento comprobatório de vacinação completa contra a COVID-19.
Para as aulas e oficinas artísticas que envolvam contato físico e proximidade entre os participantes, é obrigatório o uso da máscara facial de maneira adequada. Caso haja o compartilhamento dos materiais coletivos, estes devem ser higienizados antes e depois das oficinas, com produto certificado pela ANVISA e eficácia comprovada contra a COVID-19.
Sobre o uso das bibliotecas é importante que os funcionários realizem a quarentena de material devolvido ou consultado: reservar a estante para acomodar o material devolvido ou consultado, aplicar quarentena de 8 (oito) dias, sinalizando o período. A quarentena dos documentos é o método mais seguro, para se evitar a contaminação.
O material foi elaborado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio da Coordenadoria dos CEUs visando orientar as condutas, para toda a comunidade que trabalha ou faz uso de suas instalações. O material orientativo segue as regras estabelecidas pelas áreas técnicas da Saúde, nos âmbitos federal, estadual e municipal.
Confira a íntegra da publicação do Protocolo Geral para utilização dos espaços dos CEUs (Link para um novo sítio).
Telefones: 3113-8835/ 3113-8831
Sala de Imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk