Notícia na íntegra

Quinta-feira, 10 de Março de 2016 | Horário: 06:58
Compartilhe:

Chuva deixou cidade em estado de atenção para alagamento

Atualizado às 14h30

Na manhã desta quinta-feira (10), toda a cidade entrou em estado de atenção para alagamentos às 10h.  As zonas norte, oeste, centro, sul e sudeste, além da Marginal Pinheiros, saíram do estado de atenção às 12h20, ficando apenas a zona leste e a Marginal Tietê. Às 12h50, toda a cidade retornou ao estado de observação.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), 0,348% dos semáforos da cidade estão em manutenção e 0,095% estão com falta de energia. A situação já está sendo normalizada. Às 11h, a CET registrou 151 km de congestionamento na cidade. Com esse índice, a cidade bateu recorde de lentidão pela manhã. As vias com maior congestionamento foram as Marginais Pinheiros e Tietê, a Radial Leste e o Eixo Norte/Sul.

Também foram registradas, entre a tarde desta quarta (9) e a manhã desta quinta, a queda de 32 árvores, nas subprefeituras da Vila Mariana, Butantã, Ipiranga, Ermelino Matarazzo, Santo Amaro, Pinheiros, Aricanduva, Pirituba e Campo Limpo. Todas as subprefeituras estão acionadas e mobilizadas para providências nos locais.

Apenas na região da Vila Mariana foi registrada a queda de 18 árvores, sendo que cinco já foram removidas. Uma das árvores na região atingiu o muro de uma escola localizada na Alameda dos Araes. Segundo a Defesa Civil, não houve vítimas e não há necessidade de interdições. A equipe da subprefeitura está no local para remoção.

Segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), apenas na tarde de quarta-feira choveu uma média de 3,8mm na capital, ficando a zona sul com o maior índice pluviométrico, de 9,2 mm. Já entre a meia-noite e às 14h desta quinta, o índice médio foi de 15,2mm, o que representa 9% da média esperada para o mês de março.

Na tarde de ontem, a subprefeitura Ipiranga entrou em estado de alerta às 17h55, devido ao extravasamento do córrego Ipiranga, na altura na Avenida Abraão de Morais com a Praça Leonor Kauppa, e saiu às 18h42. As zonas sul, sudeste e oeste entraram em estado de atenção às 16h52, 17h28 e 18h03, respectivamente, e saíram do estado de atenção às 18h56. Até o momento, não foram registradas ocorrências graves. 

A cidade também registrou, às 17h41, rajadas de vento de 101,8 km/h no aeroporto de Congonhas.

Entupimento de Galeria 
Devido ao entupimento de uma galeria de água pluvial, cerca de 30 casas da Rua Estevam Pedroso, na região do Ipiranga, foram invadidas por uma enchente na noite desta quarta. A Defesa Civil e a equipe de obras da Subprefeitura seguem no local desde a madrugada para tentar sanar o problema. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) foi acionado para dar apoio aos moradores. A Subprefeitura também solicitou apoio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) para obter mais bombas para a drenagem da água no local.

Operação Chuvas de Verão
Desde 2013, a Prefeitura atua, no período chuvoso, com a Operação Chuvas de Verão, que organiza as informações e as ações da administração municipal para minimizar os impactos das chuvas na cidade entre novembro e abril.

A Operação reúne equipes da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras, do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SMADS), da Defesa Civil e da Companhia de Engenharia de Tráfego, com apoio de outros órgãos municipais, que trabalham de forma integrada para monitorar extravasamento de córregos, alagamentos e atender outras ocorrências relacionadas às chuvas.

O objetivo é minimizar os impactos com ações de prevenção e dar mais agilidade e eficiência nos atendimentos à população.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn