Notícia na íntegra

Quinta-feira, 14 de Janeiro de 2016 | Horário: 10:01
Compartilhe:

Chuvas na zona leste superaram média histórica em dezembro

Estudo realizado pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) mostra que a zona leste da capital registrou no último mês de dezembro chuvas cerca de 20% acima da média histórica e também mais intensas do que no restante da cidade. Durante todo o mês, o acumulado mensal foi de 202 milímetros em média na cidade, valor que corresponde a aproximadamente 4% acima dos 194,9 milímetros esperados para o mês. Na zona leste, está média foi de 239 mílimetros, com destaque para três subprefeituras: São Mateus, com 417,7 milímetros, Penha, com 316,9 milímetros, Itaim Paulista, com 313 milímetros.



Para amenizar os transtornos ocasionados pela chuva, desde 2013 a Prefeitura elabora um Plano Preventivo, que organiza as informações e as ações da administração para minimizar o impacto esperado junto à população.



De acordo com o CGE, dezembro concentrou uma grande sequência de precipitações fortes e volumosas na segunda quinzena. Enquanto os primeiros 15 dias acumularam apenas 58,4mm, a segunda metade do mês registrou 143,5mm. Ao todo, foram 26 dias de chuvas, sendo dez deles com acumulados diários superiores a 10mm. O dia mais chuvoso foi 21 de dezembro, que registrou 26,2mm em média na cidade, o que corresponde a pouco mais de 13% dos 194,9mm esperados o mês.



Ao longo de dezembro, o estado de atenção foi decretado em 14 dias e o estado de alerta, que indica extravasamento de córrego, foi ativado em sete datas, a maior parte na segunda quinzena. No total, 11 córregos extravasaram: Ipiranga, Franquinho, Tiquatira, Ponte Rasa, Perus, Tremembé, Ribeirão Vermelho, Ribeirão Guaratiba, Morro do S, Rio Verde e Pirajuçara.



Além da zona leste, as zonas oeste e norte também receberam chuvas acima do normal, com o registro de 211,6 milímetros e 207,1 milímetros respectivamente. Já a zona sul e o centro apresentaram acumulados abaixo da média, com 162,5mm e 140,7mm.



O verão começou oficialmente em 22 de dezembro e o tempo em São Paulo continua sendo influenciado pelo fenômeno El Niño, que segue com forte atuação no Oceano Pacífico. Segundo os modelos de previsão climática sazonal, o fenômeno El Niño deve ocorrer pelo menos até o final do verão de 2015/2016.



Dezembro apresentou temperaturas mínimas acima da média, apenas com algumas madrugadas um pouco mais frias no início do mês. A média mensal das temperaturas máximas em dezembro foi de 29ºC, o que corresponde a 1ºC acima do valor médio histórico dos últimos dez anos (28ºC).



Alagamentos


Ao longo do mês, foram registrados 138 pontos de alagamentos, 82 deles transitáveis e 56 intransitáveis. O dia 21 de dezembro, o mais chuvoso do mês, foi o que teve o maior número de ocorrências, com 35 pontos.



Semáforos


A média diária de funcionamento dos semáforos em novembro foi de 99.18%. Atualmente a cidade possui 6.294 cruzamentos semaforizados. A situação na rede semafórica pode ser acompanhada em tempo real no site Sinal Verde.



A Prefeitura está executando um Plano de Recuperação Semafórica da cidade. Até o momento, 4.645 semáforos foram recuperados, sendo que 1.170 receberam nobreaks, 744 foram equipados com controladores e 351 com GPRS.  O objetivo alcançado no ano passado, e que deve ser repetido neste ano, é de registrar problemas em até 1% dos semáforos (de um total de mais de seis mil) em dias sem chuvas e de até 2% em situação de chuvas.



Plano Preventivo Chuvas de Verão


Neste verão, a Central Integrada de Chuvas de Verão – CICV tem sido fundamental para os acionamentos e para a difusão de informação na execução do Plano Preventivo Chuvas de Verão – PPCV. A Central está instalada no prédio da CET e seu funcionamento agiliza o compartilhamento de informações e os acionamentos críticos, feitos em níveis de gestão que entram na operação conforme a gravidade de cada estado de criticidade: observação, atenção, alerta e alerta máximo.



Uma novidade nesta Operação de Chuvas é a presença estratégica da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Assim como Defesa Civil e a CET, a informação de campo fornecida pelos agentes da GCM refina a precisão com que os dados chegam ao controle da operação e qualifica os acionamentos necessários. A guarda também aprofundou a interlocução com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.



Leia também:


Prefeitura apresenta ações da Operação Chuvas de Verão 2015/2016


Prefeitura investe em obras de drenagem para combater enchentes


Prefeitura conversa com Ministério Público para viabilizar piscinão na Vila Madalena


Zona leste teve mais da metade das chuvas esperadas para o mês de janeiro em apenas três horas

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn