Notícia na íntegra

Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2016 | Horário: 17:06
Compartilhe:

Crianças da rede municipal aprendem a combater o Aedes Aegypti dentro de casa

Com apenas oito anos de idade, o garoto João Pedro Ribeiro da Cruz é mais um paulistano engajado no combate ao mosquito Aedes Aegypti na cidade de São Paulo. Após participar de uma aula de conscientização sobre como identificar e evitar criadouros do mosquito vetor da dengue, zika e chikungunya, o aluno do primeiro ano do Centro Educacional Unificado (CEU) Aricanduva, na zona leste, já sabe o que fazer quando chegar em casa. “Não pode deixar água parada para o mosquito não vir”, disse.

Além dele, outros 500 alunos do CEU Aricanduva também participaram na tarde desta quarta-feira (19) de um dos eventos da Mobilização Nacional da Educação pelo Combate ao Aedes Aegypti, que contou com exibição de teatro infantil explicando a importância de permitir a entrada dos agentes de saúde em casa, atividades lúdicas para mostrar o que pode servir de criadouro para o mosquito e roda de conversa sobre a importância de evitar novos focos da doença.

Em uma parceria entre o Governo Federal e as secretarias municipais da Saúde e Educação, cerca de 1 milhão de alunos da rede municipal estão participando e participarão de atividades de formação e conscientização na capital paulista. “Como 80% dos criadouros estão dentro das casas, o combate tem que começar em casa e com uma mudança de comportamento. Isso começa com a educação e o engajamento da comunidade no combate à dengue”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.

“É o nosso exército mirim, que está lá dentro da casa. Não há nada melhor que alguém que está no dia a dia, na casas das pessoas, que pode apontar os problemas, falar com o pai e mãe. Essa é uma parceria que começamos no dia 13, com a visita nos CEUs, mas que está acontecendo o tempo todo nas escolas ao longo desse mês. No dia 26, teremos uma outra data de mobilização em todas as escolas do município e, no dia 27, nos CEUs com a comunidade”, disse o secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha.

Em todo o Brasil, a Mobilização Nacional da Educação pelo Combate ao Aedes Aegypti levará ações de conscientização e engajamento para 60 milhões de estudantes e educadores. “A presidenta Dilma [Rousseff] tem dito e temos repetido que o importante é a prevenção e o trabalho que é feito diariamente. Não podemos achar que uma ou duas mobilizações no País vão resolver o problema. Precisamos conscientizar a população que esse embate com o mosquito tem que ser feito todos os dias”, afirmou o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva.

“Se todos nossos alunos aprenderem que esse mosquito que vocês viram aqui pode causar mal para a saúde e para a vida, a gente vai conseguir proteger a cidade de São Paulo do mosquito. É o que o Governo Federal está tentando fazer no país inteiro. Se somarmos alunos, professores e profissionais da Educação, temos quase 60 milhões de pessoas, e esse pode ser um grande exército do bem”, afirmou o secretário municipal da Educação, Gabriel Chalita.

No CEU Aricanduva, além da aula de conscientização, os alunos promoveram distribuição e plantio de 3.000 mudas de citronela nos bairros do entorno, como o Jardim Santa Terezinha. A planta funciona como um espécie de repelente ao vetor da dengue, zika e chikungunya. “Todas as crianças participaram desse projeto, desde as menores até as maiores, e também a comunidade. Todos estão com a mão na massa, e a nossa citronela tem afastado o mosquito”, disse a gestora do CEU Aricanduva, Susete Rodrigues.


 


Imagens para download:
Crédito: Cesar Ogata/Secom


Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7 | Foto 8 





Leia mais
São Paulo intensificará ações de combate à dengue no próximo ano
Prefeitura regulamenta medidas para combater Aedes aegypti
Equipe de limpeza urbana trabalhará no combate à dengue
Prefeitura distribui 50 mil kits para teste rápido de dengue
Prefeitura promove mobilização de combate ao Aedes aegypti
Saúde anuncia abertura das duas primeiras tendas de dengue
Prefeitura promove mobilização de combate ao Aedes aegypti
Saúde divulga novo balanço da dengue
Combate à dengue é intensificado no Carnaval
Saúde divulga primeiro balanço da dengue na cidade
São Paulo recebe apoio de militares para combate ao Aedes aegypti

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn