Notícia na íntegra

Sexta-feira, 4 de Dezembro de 2015 | Horário: 09:45
Compartilhe:

Estudo revela que São Paulo é a melhor cidade para empreender no país

O prefeito Fernando Haddad recebeu nesta sexta-feira (4) representantes da Endeavor Brasil, responsável pela publicação anual do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), principal estudo sobre empreendedorismo do País. O resultado do estudo de 2015 foi divulgado nesta quinta-feira (3) e revelou que a cidade de São Paulo é a melhor cidade para empreendedor no Brasil, ultrapassando Florianópolis , que ficou na primeira colocação do ranking no ano passado.  

É o segundo ano que a Endeavor divulga a pesquisa, que tem como pressuposto levantamentos internacionais de entidades como o Fórum Econômico Mundial, a UNCTAD (United Nations Conference on Trade and Development / ONU) e o Banco Mundial. Neste ano, o número de cidades avaliadas saltou de 14 para 32, em 22 Estados. O estudo analisou 55 indicadores em sete pilares: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. O objetivo foi determinar quais cidades possuem as condições mais propícias para o desenvolvimento de empresas de alto crescimento no país, além de mostrar a empreendedores e formuladores de políticas públicas a situação do ambiente de negócios nas cidades.

A pesquisa constatou que a cidade de São Paulo apresentou melhorias no ambiente de negócios nos últimos anos. Atuou na desburocratização dos processos, com propostas e revisão da legislação que refletiram na redução do tempo de abertura de empresas e da obtenção de alvará de construção.  Segundo Beatriz Gusmão, diretora da SP Negócios, “nos últimos três anos o tempo para a emissão do alvará diminuiu de 500 dias para 380 dias”.

O estudo registra como melhoria no ambiente de negócio a criação da Controladoria Geral do Munícipio (CGM), responsável pela transparência e combate à corrupção na cidade, que desbaratou a Máfia do ISS e titulou a cidade como a mais transparente do Brasil pela Controladoria Geral da União (CGU); a negociação da dívida municipal que possibilitou o retorno do equilíbrio econômico-financeiro e a obtenção do reconhecimento do grau de investimento pela agência Fitch Ratings, uma das mais respeitadas agências de ratings do mundo. A agência concedeu à Prefeitura de São Paulo a nota de crédito AA+, em escala nacional, e BBB-, em escala global.

Segundo o ICE 2015, a cidade de São Paulo concentra mais de 60% de todos os investimentos de capital de risco do pais e, nesse quesito, registrou 204 investimentos entre 2010 e hoje, contra 54 do Rio de Janeiro, a segunda colocada nesse tema. Em relação à poupança e aos depósitos, a cidade de São Paulo também registra boa performance, sendo a terceira cidade com maior valor em poupança per capita.  

Participaram da reunião Juliano Seabra, diretor-presidente da Endeavor, João Pedro Pompeu Melhado, diretor-geral da Endeavor, Pablo Silveira de Noronha Ribeiro, diretor de Pesquisa da Endeavor e Sergio Fontenelle, sócio da EY.

Fotos
Crédito: Cesar Ogata
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn