Quinta-feira, 3 de Maio de 2018 | Horário: 17:25

Guaianases completa 157 anos com programação durante todo o mês de maio

Localizado na Zona Leste, o distrito terá festividades em vários endereços

Guaianases comemora os seus 157 anos com uma extensa programação que segue por todo o mês de maio, em dias alternados, envolvendo ações de zeladoria, cidadania e atrações musicais. A abertura oficial de comemoração será no CEU Jambeiro, nesta sexta-feira (4).

A palavra Guaianases vem do idioma tupi e significa tribo dos Guaianás, os primeiros moradores originais até meados do século XIX. O distrito teve crescimento populacional lento até os anos 1930, quando tinha menos de 2 mil habitantes. A região era conhecida como Campos de Piratininga e recebeu seu nome oficial por força da lei nº 252 de 27/12/1948. Com o aumento da imigração nos anos 1940, sobretudo de brasileiros oriundos de Minas Gerais e dos Estados do Nordeste, o distrito apresentou um grande crescimento demográfico. Entre os anos 1970 e 1980, foram construídos muitos conjuntos habitacionais, fazendo a população aumentar em um ritmo ainda maior.

Hoje, o distrito tem quase 165 mil habitantes, espalhados por 8,6 km². A Prefeitura Regional de Guaianases, que engloba também o distrito de Lajeado, tem um total de 268 mil habitantes, em uma área de 18 km², segundo dados oficiais do último censo realizado pelo IBGE em 2010.

Programação

Sexta-feira, dia 4 – Noite solene, às 19h, no CEU Jambeiro, na Avenida José Pinheiro Borges, nº 60.

Sábado, dia 5 – Ações de zeladoria a partir das 9h, no cruzamento da Rua Baia de Caeté com a Rua Marinho Arcanjo dos Santos. Comemoração de 29 anos do Mercadão Guaianases, na Praça Presidente Getúlio Vargas s/nº.

Domingo, dia 20 – Desfile Cívico, a partir das 9h, na Rua Salvador Gianetti, s/nº.

Segunda-feira, dia 21 – Ônibus Lilás para atender mulheres vítimas de violência. O veículo ficará estacionado das 14h às 21h na Praça de Eventos Guaianases (Estrada Itaquera Guaianases, próximo ao Extra Guaianases).

Sábado, dia 26 – Shows Voice Musical Guaianases, das 14h às 21h, na Praça de Eventos Guaianases (Estrada Itaquera Guaianases, próximo ao Extra Guaianases).

Domingo, dia 27 – Show de encerramento com atrações musicais, das 14h às 21h, na Praça de Eventos Guaianases (Estrada Itaquera Guaianases, próximo ao Extra Guaianases).