Notícia na íntegra

Quarta-feira, 5 de Outubro de 2022 | Horário: 15:22
Compartilhe:

Integrantes dos Comitês Gestores Regionais participam de aula inaugural do Curso de Protocolo Integrado para a Primeiríssima Infância

Conteúdo poderá ser acessado pelos 600 participantes da primeira turma

Foi realizada na última segunda-feira (3), por meio da plataforma da EAD da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP), a aula inaugural do Curso Protocolo Integrado de Atenção à Primeiríssima Infância. O evento contou com a participação da Drª Renata Mirandola Bichir, professora da disciplina de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) e pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). A aula promoveu o diálogo entre os integrantes dos Comitês Gestores Regionais da Primeira Infância e poderá será acessada pelos 600 participantes da primeira turma do curso.

Serão formadas novas turmas até 2024. Para participar, basta ficar atento às informações na página do Programa Primeira Infância. Lá também é possível acessar na íntegra o Plano Municipal pela Primeira Infância e o Protocolo Integrado de Atenção à Primeiríssima Infância:

“É importante que a implementação do Protocolo pela Primeiríssima Infância conte com momentos de integração como este. Quando estamos saindo do papel para a prática, surgem desafios que não estavam previstos. Por isso estou tão feliz em falar com vocês dos Comitês Gestores Regionais da Primeira Infância, que estão implementando a agenda no território”, afirmou Renata Bichir.

Distritos mais vulneráveis

Durante a aula inaugural a professora também parabenizou a equipe do Núcleo da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância pelo trabalho intersetorial que tem sido realizado e pelo olhar que a equipe tem dado às especificidades dos territórios. Durante a criação do Plano de Ação para a Primeira Infância foi feita uma análise acerca dos distritos mais vulneráveis que deveriam ser priorizados. A partir desses dados, junto à Comissão Técnica da Primeira Infância, a equipe definiu que os agentes públicos destes distritos seriam o principal público da formação em 2022.

Renata  salientou a estratégia de coordenação, monitoramento e avaliação do protocolo que tem sido elaborado em conjunto com especialistas e com profissionais da ponta desde o princípio. A professora ressaltou que os dados coletados no Censo Demográfico de 2022 serão insumos para que a cidade avance também na criação de indicadores que ajudem a pensar regionalmente. A Comissão Técnica da Primeira Infância realizará a implementação assistida no distrito de Cidade Tiradentes, onde também está sendo implementada a #agendacidadeunicef.

“Esse curso é uma oportunidade para trocar boas experiências e continuar remando numa mesma direção”, declarou a professora.

Para a participante Edjane Mercia Ribeiro, que faz parte da Supervisão de Saúde de São Mateus (é membro do Comitê Gestor Regional da Primeira Infância de São Mateus), o trabalho demanda persistência, resgate do processo e continuidade das ações que desempenham. Ela avalia como necessária a proposta de integrar as agendas da Saúde, Assistência Social e Educação, assim como procurar bons exemplos que acontecem em outros territórios.

Capacitação

Os Integrantes dos Comitês Gestores Regionais são os primeiros capacitados, pois atuam como as referências locais sobre o tema e que devem ser acionadas pelos demais agentes públicos para apoio na implementação desta política.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn