Notícia na íntegra
Mais de 30 mil pessoas já passaram pela barreira sanitária no aeroporto de Congonhas
A Secretaria Municipal da Saúde já atendeu mais de 30 mil pessoas na barreira sanitária montada no aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da cidade. Desde terça-feira (01/06), o local também passou a contar com um ônibus laboratório para realização da coleta das amostras para testagem de Covid-19 em passageiros sintomáticos. O prefeito Ricardo Nunes visitou o local na manhã desta sexta-feira (04/06) e destacou a importância deste trabalho.
“Aqui no Aeroporto de Congonhas nós já passamos de 30 mil pessoas que foram monitoradas. Isso tem um efeito muito positivo, pois além de você ter a nossa equipe fazendo esse monitoramento, trazendo os sintomáticos para fazer o exame no ônibus, também tem um cunho educativo de suma importância”, disse o prefeito.
Ao saírem da área restrita do aeroporto, as pessoas são abordadas e orientadas para que saibam que ainda estamos em um momento que requer cuidado. “Isso tem um efeito psicológico muito positivo e que é muito importante para que as pessoas não achem [que a pandemia] já passou. Por isso é um processo fundamental”, explicou Nunes.
Após a identificação de passageiros sintomáticos no aeroporto, estes são direcionados para a realização do teste no próprio terminal, no ônibus laboratório. A realização da testagem segue as diretrizes do Ministério da Saúde e são realizados apenas para passageiros que apresentam sintomas.
“Paralelo ao trabalho no Aeroporto de Congonhas, as nossas equipes continuarão com as barreiras sanitárias nos terminais rodoviários e no Terminal de Cargas da Vila Maria, orientando os motoristas e passageiros sobre a importância dos cuidados básicos como o uso de máscaras e para o distanciamento social”, disse o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.
Vacinação
O prefeito Ricardo Nunes também lembrou que neste sábado será realizado o Dia D para a vacinação da segunda dose contra a covid-19 e que na próxima segunda-feira (7) está prevista a vacinação para as pessoas com comorbidades, com deficiência e de grávidas, com 18 anos ou mais. Para atender aos novos grupos, as unidades com drive-thru serão reabertas.
Ônibus laboratório
O serviço agiliza a realização do exame, evitando o deslocamento dos sintomáticos e contribuindo com o isolamento social. Equipes de Saúde permanecem no local de prontidão, diariamente, das 6h às 23h, para coleta das amostras do exame RT-PCR.
A orientação inicial para esses passageiros sintomáticos é realizar o isolamento social em casa até a liberação do resultado do teste. Para viajantes que não possuam local próprio para o isolamento, estão reservados 60 quartos em hotel na região norte da capital, para que o isolamento seja feito de maneira adequada.
Caso seja identificado algum caso com a variante indiana da Covid-19, esse paciente será encaminhado para o Hospital Geral Guaianases para o devido tratamento. A unidade, que pertence ao governo estadual, conta com 20 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI.
Entre 27 de maio e 02 de junho foram identificados 33 passageiros sintomáticos. Até 03 de junho, às 17h, um passageiro havia testado positivo e nove aguardavam o resultado. Todos foram encaminhados à UBS Jardim Aeroporto - Doutor Massaki Udihara, para a realização do RT-PCR.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk