Notícia na íntegra
Milton Hatoum abre ciclo literário do Circuito SP de Cultura
O escritor amazonense e professor, Milton Hatoum, abriu nesta quinta-feira (9) o ciclo literário do Circuito SP de Cultura, com uma roda de leitura e conversa no auditório do Centro de Formação Cultural da Cidade Tiradentes, na zona leste. Além de falar sobre sua carreira e a vida de escritor, o autor de livros como “Relato de um certo oriente”, “Dois irmãos” e “Cinzas do Norte” fez a leitura e discutiu os textos que compõem a publicação “Sete crônicas”, que é formado por relatos de Hatoum cedidos para a Secretaria Municipal de Cultura. A publicação está sendo distribuída em equipamentos culturais e eventos do circuito.
“Não ter acesso ao livro é um crime. Muitos brasileiros não gostam de ler por inúmeros motivos. Não gostam de ler, porque gostam de fazer compras. Não sei. Mas muitos outros gostam de ler, querem ler, mas não tem acesso ao livro”, afirmou Hatoum. “Alguém é escritor por conta da paixão pela palavra e não porque alguém pediu ou porque conseguiu um emprego. Você é um escritor porque foi escolhido por essa paixão pela palavra”, disse o amazonense.
Para Hatoum, mesmo assim, há mais pessoas ávidas por leitura no Brasil do que há mais de 25 anos, quando lançou seu primeiro livro. “O Brasil mudou e o perfil do leitor também. Não havia tantos leitores quando lancei meu primeiro livro”, afirmou Hatoum.
Mais de 200 crianças e jovens de escolas municipais da região leste participaram da roda e puderam interagir com perguntas para o escritor, que venceu o prêmio Jabuti de 2006. Entre as perguntas respondidas foi sobre o fato do escritor não fazer mais poesias. “Você não pode ser um poeta mais ou menos. Tem que ser talentoso e eu não era esse poeta infelizmente”, disse o escritor.
Iniciada em março, a programação da primeira etapa do Circuito São Paulo de Cultura 2015 levará mais de 500 atrações culturais gratuitas a quase 40 pontos de todas as regiões da cidade até o fim do mês de julho. Além de shows musicais, peças de teatro, dança e espetáculos infantis, que foram o foco da primeira edição no ano passado, em 2015, o evento conta com extensa programação de cinema, circo e literatura. As atrações acontecerão em sete teatros, 27 bibliotecas públicas, dois pontos de leitura, dois ônibus-biblioteca, além dos centros culturais da Juventude, na zona norte, de Cidade Tiradentes, na zona leste e na Galeria Olido, na região central. Na segunda etapa, que terá programação divulgada nos próximos meses, serão adicionados ainda os 45 Centros Educacionais Unificados (CEU) e dois teatros que estão concluindo reformas, o Paulo Eiró, em Santo Amaro e Artur Azevedo, na Mooca. Serão mais quatro meses de programação somando mais de 600 atrações.
Quase 200 atrações serão voltadas para as crianças e os investimentos em espetáculos para os baixinhos cresceu de R$ 200 mil para R$ 1 milhão. “O Circuito Cultural, além das atividades de literatura, ele tem uma série de outras atividades, como circo, música, cinema, artes visuais e também atrações infantis que também fazem parte do São Paulo Carinhosa”, afirmou a coordenadora do programa de políticas para a primeira infância, Ana Estela Haddad.
Imagens para download:
Crédito: Heloisa Ballarini/SECOM
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk