Notícia na íntegra

Quarta-feira, 2 de Dezembro de 2015 | Horário: 15:39
Compartilhe:

Natal Iluminado colore São Paulo até janeiro

A chegada das festas do fim de ano e a comemoração do Natal estão novamente colorindo a cidade de São Paulo com uma série de espetáculos de luz, apresentações artísticas gratuitas e decoração especial. Até o dia 6 de janeiro acontece o Natal Iluminado 2015, que conta com extensa programação em todas as regiões da cidade, como as tradicionais iluminações e presépios de rua, apresentações de corais natalinos e a árvore gigante do Ibirapuera.

Veja a programação completa de todos os eventos no site do Natal Iluminado.

A árvore de Natal montada na praça Aldo Chioratto, em frente ao parque Ibirapuera, tem 35 metros de altura e 15 metros de diâmetro. Ela é decorada com um Papai Noel e uma estrela de quatro metros, ursos polares, soldados e bailarinas, bolas vermelhas e douradas, sinos, guirlandas e laços também em tamanho ampliado. A atração tem ainda a exibição permanente de figuras em relevo e 3D em painéis instalados na base da árvore, formado por luzes Flex Light brancas, strobles e refletores em LED. 

Novidade na programação de 2015, as Caravanas Iluminadas rodam a cidade durante os fins de semana e são compostas por seis carretas, que circularão por diferentes pontos e regiões. O destino final dos veículos é sempre a árvore do Ibirapuera. Um caminhão da caravana tem painel de LED que projeta mensagens de Natal enviadas pelo público; o destinatário recebe um aviso via rede social com um convite para participar do evento. Neste ano, a árvore do Ibirapuera e as caravanas são patrocinadas pela Coca-Cola FEMSA Brasil.

Luzes paulistanas
A Prefeitura também iluminará quse duas mil árvores por toda a cidade, totalizando 600 mil lâmpadas, espalhadas em endereços como avenida Rebouças, avenida Sumaré, avenida Bernardino de Campos, rua Vergueiro, avenida Paes de Barros, avenida Atlântica, avenida Braz Leme, e em locais do Centro, como a avenida São Luís e o Largo do Arouche. Árvores de Natal de cinco metros serão instaladas em praças de cada uma das 32 subprefeituras.

Em frente ao Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura, está instalada uma grande árvore de Natal de 8 metros. A fachada do prédio também tem iluminação especial. O parque Trianon, na Paulista, é outra atração, com 80 árvores decoradas e um Papai Noel inflável de 15 metros, com o patrocínio da Tecnolamp.

Na Vila Madalena, empreendedores, moradores e agentes do bairro realizarão o projeto piloto “Natal da Vila”. A ação terá intervenções em mais de 200 postes, unindo o grafite característico da região, sob o comando do artista Rui Amaral, ao projeto Jardim no Cimento, de produção de arranjos nos postes com garrafas PET e mensagens natalinas.

No dia 4 de dezembro, a Associação Comercial de São Paulo promoveu a Cerimônia Ecumênica celebrada pelo cardeal Dom Odilo Scherer, com concerto da Sinfônica Heliópolis e do Coral da Gente, na Catedral da Sé. Entre os dias 14 e 22, em diferentes horários, haverá um Auto de Natal com projeção ao vivo na paróquia São Luís Gonzaga.

Aprovação
No ano passado, o Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris realizou pesquisa de campo inédita para saber o que as pessoas acham das iniciativas do Natal Iluminado. Cerca de 90% acreditam que a Prefeitura de São Paulo deve continuar investindo na decoração natalina e quase 80% deram nota acima de 7 para o projeto.

A pesquisa também mostrou que mais de 22% das pessoas foram conferir as atrações motivadas pelo passeio ou lazer; 21,6% pela beleza da decoração e das luzes; e 21% por causa dos filhos, crianças e família.

A Árvore de Natal do Ibirapuera foi mencionada como a atração mais importante pela maioria dos entrevistados, e quase 55% preferem que sua localização permaneça onde está. Cerca de 60% dos entrevistados disseram ter o costume de visitar as atrações de Natal em São Paulo, e 75% das pessoas consideram a programação um passeio seguro.

Outro dado importante foi o índice de visitantes de outras cidades (11%) aproveitando o Natal paulistano, o que comprova o sucesso da programação. E 13,3% dos entrevistados tinham parentes de outros municípios hospedados em suas residências no momento da pesquisa. Esses familiares ficaram, em média, 5,44 pernoites e gastam cerca de R$ 347,95 na cidade.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn