Notícia na íntegra
Parque do Carmo recebe nova iluminação com mais de 400 pontos de luz
Atualizada às 21h04
Localizado em Itaquera em uma área superior a 15 milhões de m², o Parque do Carmo terá a partir desta segunda-feira (12) um novo sistema de iluminação. Os antigos 60 pontos de luz instalados no parque foram subsitituídos por 464 novas lâmpadas multivapores metálicos (luz branca) que iluminam as vias internas, monumentos, áreas culturais e equipamentos esportivos e de lazer. Com a nova iluminação, o horário de funcionamento do parque passou das 18h para às 20h.
Uma das novidades da nova iluminação são as 42 lâmpadas de LED, alimentadas por energia solar, que farão a iluminação do lago, considerado o espaço central do parque. Nesse local, 32 postes receberam bandeiras dos países participantes da Copa do Mundo. “Não é qualquer iluminação, é vapor metálico e led, ou seja, o que tem de melhor no mundo hoje. Então eu acho que com isso, a população vai poder frequentar mais o parque e na medida que o uso for sendo ampliado, a nossa ideia é trazer para cá o padrão que nós temos no Ibirapuera. Tudo está sendo feito para elevar o padrão de qualidade desse parque”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.
A revitalização da iluminação do Parque do Carmo faz parte das obras do entorno do Itaquerão, que receberá seis partidas do mundial, entre elas a de abertura. A vice-prefeita da cidade e coordenadora da SPCopa, Nádia Campeão, falou sobre a importância de áreas públicas de convivência para o desenvolvimento social na cidade: “o Parque do Carmo tem esse papel, porque junto com Itaquera ele está situado no meio da Zona Leste e aqui nós temos mais de 4 milhões de pessoas que precisam de uma região e de um parque de referência”, disse Nádia.
As ruas e avenidas que ficam no entorno do parque também serão contemplados com 235 novos pontos de iluminação e 26 remodelações - substituição de lâmpadas de vapor de mercúrio por de vapor de sódio, que iluminam mais e são mais econômicas.
Além do Parque do Carmo, a região central de Itaquera também recebeu nova iluminação. Foram instalados 212 novos pontos de iluminação e 28 remodelados. Também foram instaladas 1.500 unidades pedonais - iluminação voltada para as calçadas, principalmente em ruas arborizadas. Entre as localidades beneficiadas estão as Ruas Flores do Piauí, Gregório Ramalho, Carlos Bauman, Itapemirim, Padre Viegas de Menezes e o Entorno do Largo da Matriz.
“Só aqui na região, contando as subprefeituras do fundo da Zona Leste, foram quase 40 mil remodelações que fizemos e cerca de cinco mil ampliações que fizemos aqui nessa região no ano passado. Então é um investimento muito grande que não só valoriza a região, a rua, a praça que recebe a iluminação, mas traz uma sensação de segurança muito melhor, valoriza o bairro”, destacou o secretário municipal de Serviços, Simão Pedro.
Imagens para download:
Crédito: César Ogata / Secom
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk