Quarta-feira, 27 de Setembro de 2023 | Horário: 11:55

Prefeito vistoria obras da futura UBS Jardim Reimberg, que vai beneficiar 24 mil pessoas na Capela do Socorro

Com investimento de mais de R$ 8,8 milhões, unidade terá mil metros quadrados e vai oferecer atendimento em consultas médicas, vacinas, curativos, coletas de exames laboratoriais e tratamento odontológico
984505-Visita às Obras da UBS Jardim Reimberg

Como parte das ações do programa Prefeitura Presente na região da Capela do Socorro, Zona Sul da capital, o prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, vistoriaram as obras da futura Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Reimberg, na Rua Rogério Fernandes, 80, na manhã desta quarta-feira (27). Quando entregue, o novo equipamento irá beneficiar cerca de 24 mil pessoas da região.

Durante a vistoria, Nunes destacou que a Prefeitura de São Paulos segue avançando nos investimentos na área da saúde em toda a capital. “Vamos entregar essa obra em abril de 2024. Vai ser uma UBS muito importante para região”, apontou.

Quando iniciar os atendimentos, a unidade terá seis médicos para Estratégia de Saúde da Família (ESFs), seis enfermeiros, 36 agentes comunitários de saúde (ACSs), 12 auxiliares de enfermagem, três cirurgiões-dentistas, três auxiliares em saúde bucal, três técnicos em saúde bucal, um nutricionista, um agente de promoção ambiental (APA) e um gerente. A unidade será gerenciada pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Saúde da Família (ASF).

O investimento nas obras é de R$ 8.886.749,31 e prevê a construção de um prédio com dois pavimentos, que ocupará uma área de mais de mil metros quadrados, oferecendo atendimento em consultas médicas, vacinas, curativos, coletas de exames laboratoriais e tratamento odontológico. Os recursos da construção são financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O valor de custeio mensal será de mais de R$ 779 mil e a capacidade de oferta de serviços mensais após a inauguração será de 2.496 consultas médicas, 1.080 consultas de enfermagem, 7.200 visitas domiciliares de agentes comunitários de saúde (ACSs), 604 atendimentos odontológicos, 48 consultas farmacêuticas e 60 consultas com nutricionista.

“Na Capela do Socorro nós estamos construindo sete UBSs novas, fora as cinco que já entregamos. No início desta administração nós tínhamos 17 UBSs na região, com uma grande demanda reprimida da população que não conseguia acesso à saúde”, contou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, destacando que as entregas resolveram um problema antigo de falta de atendimento na região.

“Aqui era o lugar da cidade com o maior déficit de UBSs, portanto, a população tinha poucas UBSs para procurar atendimento médico. Com essas entregas que o prefeito Ricardo Nunes está fazendo nós estamos equacionando o atendimento em saúde da região da Capela do Socorro. É um ganho imenso para o território”, concluiu a secretária executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino.