Notícia na íntegra

Quinta-feira, 27 de Março de 2014 | Horário: 12:50
Compartilhe:

Prefeitura contrata verificação de custos para balizar nova concessão do sistema de transporte público municipal

Atualizado às 18h

O plano de trabalho para a verificação independente dos contratos do sistema de transporte coletivo da cidade foi apresentado nesta quinta-feira (27) pela Prefeitura. O objetivo do levantamento é fornecer informações para estruturar os novos editais de contratação do serviço. O contrato é de R$ 4 milhões e a empresa Ernst & Young finalizará o trabalho em 4 meses. A ação é um compromisso anunciado pelo prefeito Fernando Haddad no ano passado em reunião do Conselho da Cidade, realizada durante as manifestações de junho contra o aumento da passagem de ônibus.


O prefeito afirmou que os resultados serão disponibilizados para consulta pública. "É a primeira vez que São Paulo faz este tipo de contratação. Nós queremos dar total transparência. Damos à Ernst & Young carta branca para fazer todos os procedimentos necessários para dar ao público os dados e sua opinião técnica. Queremos saber com clareza o que de fato acontece no sistema de transporte público da cidade ", disse Haddad, durante coletiva realizada na sede da Prefeitura.



De acordo com o prefeito, a verificação independente faz parte do processo de melhoria do transporte público na capital. “Já estamos atuando para que o transporte público melhore. Em apenas um ano a velocidade dos ônibus aumentou 46%. Ou seja, a pessoa que gastava duas horas está gastando uma. Isso já é uma iniciativa importante. O Bilhete Único Mensal está na rua, o Bilhete Único Semanal entra em vigor no dia 5 de abril. Então tudo aquilo que havia sido compromisso está sendo executado. Agora nós estamos em uma outra agenda: a de melhorar a eficiência e melhorar a qualidade dos serviços, e para isso nós precisamos de apoio técnico e transparência”, disse Haddad.



"Este processo vai nos ajudar no segundo passo, que é a gente fazer um processo licitatório que deixe a cidade segura no que está sendo feito no transporte do ponto de vista da contratação, do dinheiro que vai ser pago e da qualidade do serviços para a população", afirmou o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.



Prazo
Apesar de o prazo para o trabalho ser de quatro meses, o prefeito Fernando Haddad disse que o tempo pode ser estendido caso haja necessidade. “Quero dar clareza para o que estamos contratando, quero terminar esse processo com 100% de transparência. A partir daí vamos com segurança para a licitação, com acompanhamento da sociedade, com controle social, da Câmara, do Tribunal de Contas. Vamos seguros de que vamos fazer um bom negócio para a cidade. É melhor você perder uma semana e garantir 15 anos de tranquilidade do que fazer as coisas de forma atabalhoada e perder a oportunidade de por ordem, jogar luz sob um processo que muita gente tem dúvida”, afirmou Fernando Haddad.



Etapas

A primeira etapa do trabalho é a do planejamento, com coleta de informações e documentos. Em seguida será realizado o diagnóstico contábil e econômico-financeiro dos contratos em vigor dos oito Consórcios Concessionários e dos oito Consórcios Permissionários, com análise de custos e receitas em 2012, além da apuração de resultados financeiros. Nesta segunda fase, deverá ser elaborada uma proposta de modelo de Plano de Contas a ser adotado nas próximas licitações.



Na terceira fase, será feita a análise da gestão financeira do serviço de transporte coletivo público de passageiros, com a verificação de despesas e receitas de agosto de 2003 a julho de 2013, além da apuração de fluxo de caixa. Esta etapa analisará a gestão financeira da Conta Sistema da SPTrans.



Na quarta fase será feita uma apuração de eficiência, por meio da avaliação do modelo de gestão, monitoramento e fiscalização da prestação dos serviços contratados. Na quinta etapa, a E&Y fará a verificação do cumprimento dos requisitos contratuais e normativos relacionados à prestação dos serviços. A última e sexta fase será a emissão do relatório final.



"Na primeira (fase) a gente vai fazer um diagnóstico em cima dos procedimentos contábeis das empresas, para verificar se estão alinhadas às melhores práticas. Na etapa dois será feita toda a verificação e levantamento de todas receitas e despesas do sistema, os investimentos. A partir daí a gente entra em uma terceira etapa que é chegar ao valor da taxa interna de retorno. Na fase cinco a gente vai fazer uma verificação da qualidade do serviço prestado, para verificar que o serviço está prestado de acordo com o contrato", explicou  Márcio Antônio Araújo, da Ernst Young.



FOTOS
O crédito da foto deve ser Fábio Arantes / SECOM


Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4


 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn