Notícia na íntegra
Prefeitura de São Paulo inicia segunda turma do programa Sampa Games
O início da segunda turma do programa de Aceleração Sampa Games foi anunciado durante um kick off realizado na quinta-feira (09), no Centro de São Paulo. O primeiro encontro dos 24 negócios que serão acelerados durante seis meses pela Prefeitura de São Paulo contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, e do presidente e da diretora da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), Renan Vieira e Musa Miranda.
Durante o evento, os empreendedores receberam os cheques do aporte financeiro de R$ 42.500 e, ainda, participaram de uma roda de conversas com representantes da Playbor, empresa responsável pela gestão técnica do programa, com foco no setor nacional de games e compartilhamento de experiências com ex-participantes de programas de aceleração de games. Além do aporte, a iniciativa, operada pela Ade Sampa, tem o objetivo de acelerar negócios deste setor com mentorias e oficinas gratuitas, participação em eventos nacionais e internacionais e ampliação da rede de contatos.
“O setor de games está em ascensão no Brasil, porém, o distanciamento entre consumidor e produtor de games no nosso país é grande. Com o Sampa Games, temos o objetivo de fomentar estas Startups e fortalecer o setor dando consultoria e a aceleração necessária para que projetos possam se estruturar e progredir” destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, durante o kick-off.
Com o objetivo de disseminar a cultura e a educação empreendedoras, o Sampa Games busca fomentar a inserção desses empreendedores no ecossistema de inovação, tecnologia e empreendedorismo da capital paulista, em especial aqueles ligados a serviços desenvolvidos para empresas/estúdios desenvolvedores de games.
Além disso, pretende estimular a geração de emprego e renda e o processo de desenvolvimento desses negócios, para que possam ampliar o escopo de atuação e ganhar mercado, para competir com igual capacidade de eficiência entre todas as empresas deste setor.
O aporte financeiro deverá ser utilizado conforme orientação recebida durante as mentorias, a fim de melhorar os processos produtivos, tais como: compra de equipamentos, investimento em mão-de-obra especializada, marketing e comunicação e outros tipos de gastos conforme as necessidades surgidas durante o processo de aceleração.
“Com um público consumidor cada vez mais diverso, os jogos eletrônicos não representam apenas entretenimento, mas uma expressão cultural e econômica. Com o lançamento de mais uma edição do Sampa Games, a Prefeitura de São Paulo investe não apenas em empresas, mas também no talento e na inovação que impulsionam a indústria de jogos e a economia da Cidade de São Paulo", afirma o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.
Conheça os negócios:
Blackstar Lab: Desenvolvedores de jogos mobile de finalidade educacional para crianças em fase de alfabetização e letramento, onde incluem um design mirando maior acessibilidade para que os jogos sejam inclusivos e permitam a utilização por parte de crianças com necessidades especiais.
Blue Macaw: Empresa de jogos focada na preservação ambiental focada em desenvolver jogos educativos e envolventes que visam conscientizar os jogadores sobre questões ambientais, incentivando a adoção de comportamentos sustentáveis. Sua missão é usar a tecnologia dos jogos como uma ferramenta para promover a conscientização ambiental e contribuir para um futuro mais sustentável.
Culturama VR: Com a proposta de fazer uma liga entre o conhecimento e o entretenimento, o jogo busca uma conexão da literatura e cultura com os games. Histórias e jornadas que normalmente são vistas nos livros, viram games, e processos educativos que normalmente seriam difíceis de explicar, viram experiências em realidade virtual.
Dogmelgames: O projeto "Codex Cariri" traz a temática da história do Brasil e inclusão de personagens indígenas como protagonistas, além da defesa do meio ambiente, falando sobre as queimadas criminosas no Brasil e abordando o tema da representatividade nos games.
DragonRoll Studios: Pivot of Hearts é um video game premium para PC, no formato de narrativa interativa sobre um triângulo amoroso subvertido e não-monogâmico. O jogo busca trazer uma linguagem acessível e afetiva com estética de anime e promover reflexões críticas sobre valores amorosos.
Educa Hub: Um jogo educacional que mistura os gêneros puzzle e simulação, focado na aprendizagem de matemática, finanças, empreendedorismo e soft skills. O jogador cria receitas de doces, administra um negócio e toma decisões financeiras para vender seus produtos. Com cenários baseados em histórias reais e receitas brasileiras, o jogo proporciona uma experiência imersiva onde os estudantes podem aprender e se divertir enquanto desenvolvem suas habilidades.
Educadinho: Educadinho traz conteúdos interativos, lúdicos, dinâmicos e utiliza a música como um instrumento principal para ensinar. Conta com a pautas da inclusão, do respeito e diversidade como escopo do produto.
Estúdio Periférico 360 Giros: Trata-se de um jogo interativo com finalidade educacional que, a partir de um conjunto de recursos tecnológicos, proporciona um ambiente de realidade virtual que tem como objetivo proporcionar ao usuário uma experiência de exploração e interação com a personagem virtual.
Fire Boss: A princípio, a empresa visa desenvolver jogos direcionados a um público de interesses específicos, assim criando uma base de clientes. Com base nos jogos produzidos para consoles dos 80 e 90 pela Konami (Desenvolvedora e Distribuidora de Jogos Eletrônicos e diversos outros produtos), a Fire Boss irá inicialmente ter como objetivo a criação de uma franquia de jogos voltados aos fãs da série da Konami, Castlevania.
FKNE: Um estúdio de São Paulo que já conta com um primeiro título que está disputando a Tokyo Game Show.
Flying Frog Studios: Desenvolvimento de jogos com diferentes mecânicas e gêneros, mas quem mantém uma narrativa profunda e reflexiva.
Goburin Studios: Projeto busca desenvolver um jogo de ação rápido e frenético onde o protagonista é um trabalhador comum que está em busca da felicidade da família.
HighGrounder Vídeos: Um jogo de narrativa com viagem no tempo 3D, em primeira pessoa e com uma mecânica de loop temporal, dos gêneros mistério e investigação. No jogo você controla um detetive temporal com a missão de impedir um trem de explodir e salvar a linha do tempo.
Joy GG Games Studio: Desenvolvimento de games para PC e Consoles como produtos, trabalhando Ilustrações 2D, composições de cenários 3D, enredo e roteiro, produções e edições audiovisuais, composições poéticas e musicais, dentre outros serviços.
Joy Jog Studio: Uma empresa outsourcing game studio focada na criação de jogos de puzzles, de plataforma, mid games e gamificação para games e/ou softwares.
Oinco Criativa: Um jogo de celular musical com classificação livre e amplo público etário. O sistema do jogo consiste no uso de apenas 2 botões presentes na tela touch do dispositivo, cuja interação de múltiplos apertos cria “combos” pelos quais os personagens executam arranjos musicais que acompanham e desenvolvem a trilha musical original concebida para o mesmo. O jogo de múltiplas fases com o personagem principal Marximelo – um urso de orelhas verdes. Cada fase possui diversos interlúdios animados, com o personagem interagindo, com os quais compete e faz música.
Owl Studio: Desenvolvimento de um jogo indie 2D em pixel art, do gênero plataforma, que narra a história de duas irmãs que embarcam numa jornada para salvar o mundo destruído pelo descaso com a natureza, no desejo de restaurar a humanidade.
Projeto Guardião Tupã: Um jogo digital que busca trazer a cultura do folclore brasileiro para a nova geração resgatando antigas histórias através da tecnologia. O jogo acontece a partir de uma narrativa fantasiosa baseada em um mundo onde as criaturas do folclore brasileiro vivem em conjunto e estão sob ameaças. Nessa narrativa, o jogador assume um papel de reestruturar o balanço e, ao longo do processo, conhecer mais sobre o folclore brasileiro e suas lendas.
Red Scale Studios: Empresa de jogos focada em criar jogos que ressoam por meio de experiências únicas e fora do comum. Os jogos tem características que se inspiram em estéticas, que geram sentimentos em escala pessoal, desde nostalgia e relaxamento, até a tensão e comoção. O produto leva em conta não só o visível, mas também busca criar uma atmosfera única e memorável, que faça o jogador sair de uma experiência que evoca nele mesmo um sentimento mais pessoal ao encerrar sua jornada.
Spark Game Studio: Jogo de cartas ambientado em um Brasil futurista no estilo Solarpunk, onde os jogadores participam de batalhas entre robôs. Durante o jogo, os jogadores equipam seus personagens com cartas de habilidades, utilizando dados como fonte de energia. Com uma variedade de estratégias disponíveis, o jogo se adapta a diversos estilos de jogo, proporcionando uma experiência única e empolgante para os jogadores.
Start Over Game Studios: Empresa atua com soluções tecnológicas, atualmente com foco no desenvolvimento de games mobile e automações operacionais para empresas de pequeno e médio porte.
Tamarin Studio: Desenvolvimento de jogos digitais para o entretenimento e desafio, com foco em jovens e adultos.
Two Headed Giants: Desenvolvimento de um game digital chamado Belief, um jogo que mistura elementos de RPG com rogue-lite e conta a história de uma divindade criada pela fé e desejo de liberdade do povo.
Vortex Indie Games: Empreendimento ainda não foi formalizado que atualmente conta com 7 integrantes universitários, todos cursando o último semestre da graduação em Design de Games. Cada integrante é especializado em uma parte essencial para o desenvolvimento dos jogos, bem como nos softwares correspondentes a cada função. Contam com produtos já expostos no panorama Brasil do Big Festival.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk