Notícia na íntegra
Prefeitura trabalha no apoio de famílias da Vila Itaim, na zona leste
As fortes chuvas que atingiram a cidade na noite de segunda-feira (16) e madrugada desta terça (17) causaram o transbordamento do Rio Tietê na zona leste e por conta disso, as águas atingiram cerca de 250 imóveis na Vila Itaim, de acordo com a Coordenação das Subprefeituras. Foram atingidas casas, especialmente, na rua Agostinho Alves Marinho e em outras doze vias transversais e paralelas que desembocam nela e integram a mesma drenagem. A área fica na várzea do Tietê, trata-se de uma ocupação irregular e muitas casas ficam próximas ao rio.
Para colaborar com os moradores, desde às 23h40 de segunda (16), a Defesa Civil de São Miguel Paulista atua no local. Oito homens em quatro viaturas fizeram o monitoramento na área e iniciaram o processo de comunicar os moradores. Por volta das 8 horas desta terça (17), foi providenciado reforço de outras subprefeituras como Itaim Paulista, Guaianases e da Coordenadoria Central, em um total de 15 homens.
Também pela manhã, foram disponibilizados ainda dois botes infláveis que percorreram todas as ruas alagadas para verificar as necessidades de atendimento aos moradores atingidos, prestando serviços como transporte de pessoas, insumos e até medicamentos. O Corpo de Bombeiros também atua na região com mais um bote.
A partir das 16h, foi montado um plantão das equipes da Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), com o objetivo de atender os moradores. No local, já estão disponíveis 170 kits com cesta básica, cobertor, colchão e produtos de higiene. Uma equipe da Coordenadoria de Atendimento Permanente e de Emergência (CAPE) está neste momento, às 18h20, na região.
Na quarta (18), a partir das 8h30, será montado um posto de atendimento com Defesa Civil, SMADS e Subprefeitura na rua Aramaçã, para atender os outros moradores e quem mais necessitar.
“Desde os primeiros momentos que fomos informados pelo CGE sobre a possibilidade de transbordamento do rio Tietê na área da Vila Itaim, a Defesa Civil, juntamente com a subprefeitura, já se mobilizou para apoio a população. A Prefeitura está presente e continuará presente até o atendimento de todos os moradores”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Milton Persoli.
Além disso, desde o início da tarde, cerca de 40 funcionários da Subprefeitura de São Miguel Paulista atuam na limpeza de cinco ruas em que as águas já abaixaram. A medida que o acúmulo de água for reduzido em outras vias, a limpeza será ampliada, inclusive, com lavamento das vias com água de reuso e retirada de entulhos ou resto de móveis.
Chuvas
Por conta das chuvas de segunda-feira (16) e o transbordamento do Rio Tietê, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) decretou estado de alerta na Subprefeitura de São Miguel Paulista, onde fica a Vila Itaim. O estado se mantém até agora por conta do panorama.
Nesta terça (17), às 17h55, o CGE decretou estado de atenção para toda a região leste. Ás 18h20, foi decretado estado de atenção para toda a cidade. A zona leste já havia ficado em estado entre às 22h18 da segunda-feira até 4h25 da terça.
Semáforos, árvores e alagamentos
Na tarde desta terça (17), 18h20, mais de 99,4% dos cruzamentos semaforizados da cidade operavam normalmente e menos de 0,6% apresentavam algum tipo de falha, alguns por falta de energia. Nos outros, as equipes já trabalham na manutenção dos equipamentos.
Da madrugada até a tarde desta terça-feira, o Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI) registrou oito ocorrências de quedas de árvores. A maioria já foi retirada das vias, com exceção ao caso mais grave, na rua Sergipe, em Higienópolis. Por ter atingido a rede elétrica, a Prefeitura trabalha em parceria com a Eletropaulo e deverá ser solucionada até quarta (18).
Desde a noite de ontem até às 18h10, foram registrados 23 pontos de alagamentos em toda a cidade, sendo quatro transitáveis e 19 intransitáveis. Às 18h10 desta terça, há um ponto de alagamento ativo na rua Ambuá, em São Miguel Paulista.
Previsão do tempo
Na quarta-feira (18), as precipitações mais significativas se concentram entre a tarde e a noite. Novamente são esperados grandes acumulados e por conta disso é alta a probabilidade para formação de alagamentos e transbordamentos. Os termômetros oscilam entre 19ºC e 27ºC.
A quinta-feira (19) terá sensação de tempo abafado e pancadas de chuva entre a tarde e a noite. A condição para alagamentos e deslizamentos de terra permanece elevada. Mínima de 20ºC e máxima de 28ºC.
Nota à imprensa - Pôlder da Vila Itaim
A Prefeitura Municipal de São Paulo informa que o pôlder da Vila Itaim, na Zona Leste da cidade, faz parte da contrapartida do Governo do Estado pelo alargamento das avenidas marginais. Originalmente, esta contrapartida seria o prolongamento do Parque Ecológico do Tiete.
Em 2013, o governador Geraldo Alckmin e o prefeito Fernando Haddad estiveram juntos no local e anunciaram as obras do pôlder. Entretanto, até o momento o Governo do Estado não apresentou o projeto da obra, a despeito de inúmeras reuniões realizadas e de apelos insistentes da Prefeitura.
Sem o projeto, a Prefeitura não tem como remover as famílias. São duas as razões: primeiro não há como remover toda a população da Vila Itaim. É preciso saber o tamanho e o local do pôlder para remover apenas as famílias atingidas.
Leia mais:
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk