Notícia na íntegra
Saguis da cidade: como proceder ao encontrá-los
O sagui é uma espécie de macaco muito presente nas áreas urbanas, que acaba colocando sua vida em risco na cidade. Algumas espécies são oriundas de escapes de cativeiro ou por soltura indevida.
De acordo com Juliana Summa, diretora da Divisão da Fauna Silvestre (DFS) da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, não é recomendável domesticá-los.
“Esses animais silvestres não devem ser alimentados. Isso faz com que voltem todos os dias ao local, em busca de alimento. Em vida livre eles têm disponível a quantidade de alimento necessário”, explica a especialista.
A disponibilidade de maior recurso, segundo Juliana, pode influenciar maior reprodução e eventual aumento desequilibrado da espécie.
Caso o animal esteja ferido ou seja um filhote órfão, quem o encontrou deve entrar em contato com a Divisão da Fauna Silvestre (DFS), inclusive para orientação de como proceder. Antes de encaminhar qualquer animal para atendimento veterinário é muito importante que o munícipe entre em contato com os técnicos (biólogos e veterinários) da Divisão de Fauna pelo Whatsapp (11) 96715-5424.
Nesse contato telefônico os profissionais fornecerão informações sobre qual unidade de atendimento receberá o animal, como prestar os primeiros cuidados, qual a melhor forma de transportá-lo ou, se necessário, solicitar uma viatura para o serviço de resgate da Guarda Civil Metropolitana (GCM) Ambiental.
Serviço
Divisão da Fauna Silvestre - Unidade Anhanguera / CeMaCAS
Estrada de Perus,300
Plantão: (11) 3885-6669 ou Whatsapp (11) 96715-5424
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk