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Quinta-feira, 11 de Novembro de 2021 | Horário: 18:37
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Saiba como obter licença da Prefeitura para elevadores na cidade de São Paulo

Município tem 88.600 equipamentos cadastrados, sendo 77.900 destinados ao transporte de passageiros

Todos os dias milhares de pessoas usam cerca de 88 mil elevadores destinados ao transporte de passageiros ou cargas na cidade. A maioria delas não imagina que, por trás desses equipamentos, há todo um processo de licenciamento e de fiscalização para garantir a sua segurança. Mas ele existe, está previsto em lei municipal (10.348 de 4 de setembro de 1987), e é bastante rigoroso.

De acordo com a Coordenadoria de Controle e Uso de Imóveis (CONTRU), da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), há 88.600 elevadores cadastrados na cidade de São Paulo, sendo 77.900 destinados ao transporte de passageiros. Com o objetivo de garantir a proteção desses usuários, todos os aparelhos são obrigados pela Prefeitura a passar por uma inspeção anual e obter um documento chamado Relatório de Inspeção Anual (RIA).

No site da SMUL, é possível consultar a relação de elevadores de cargas e pessoas, escadas, esteiras e pontes rolantes, plataformas, monta cargas e outros cadastrados na cidade. Acesse o link https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/licenciamento/segur/index.php?p=5513

Os elevadores são considerados um dos meios de transporte mais usados no mundo e, daí, a importância dos cuidados com seu funcionamento e sua manutenção periódica pelo menos uma vez por mês.

Para a instalação de qualquer elevador no município, é preciso que o equipamento receba uma licença da Prefeitura. Para sua emissão, é necessário que a edificação onde será instalado o aparelho esteja em situação regular junto à municipalidade. Junto com a licença será fornecida uma placa de identificação de registro do elevador, que deverá ser colocada em local visível, e outra indicando o nome, endereço e telefone dos responsáveis pela instalação e conservação do equipamento.

Nenhum elevador poderá funcionar na cidade sem que o proprietário tenha obtido a inscrição cadastral. Nesta etapa, é preciso cadastrar o equipamento na Prefeitura e informar seu responsável técnico (engenheiro mecânico) e os dados do aparelho, como o nome do fabricante e localização, além de apresentar o documento de aprovação da edificação para cadastro. O engenheiro responsável deve fazer uma declaração se responsabilizando por todas as informações prestadas.

Os aparelhos a serem instalados devem atender, em seus projetos, às normas específicas publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os projetos dos aparelhos, bem como a posterior fabricação e montagem no local, devem ser executados por empresas especializadas.

Para obter o passo a passo sobre como solicitar o cadastro do elevador para o seu empreendimento, a SMUL disponibiliza o site: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/licenciamento/servicos/index.php?p=174813

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