Notícia na íntegra
São Paulo Carinhosa promove sessões de filme sobre a importância da primeira infância
A Prefeitura de São Paulo, por meio da política municipal voltada à primeira infância São Paulo Carinhosa, anunciou nesta quarta-feira (04) uma parceria com a produtora Maria Farinha Filmes para a divulgação do documentário “O Começo da Vida”, da diretora Estela Renner. O longa será exibido gratuitamente no circuito municipal de cinema, com sessões nas salas Spcine e nos CEUs e na programação do Cine Direitos Humanos.
O filme aborda a importância dos vínculos afetivos nos primeiros anos de vida para o desenvolvimento humano. O objetivo da São Paulo Carinhosa, além de levar esse debate para a população, é ampliar a formação de gestores municipais de saúde, de educação e dos conselheiros tutelares sobre o tema.
“Fizemos uma mobilização para que os profissionais de saúde, principalmente os que estão sendo capacitados pela São Paulo Carinhosa para as visitas domiciliares, os profissionais da educação, da assistência social e de todos que estão ligados ao tema da infância assistam ao filme. Também convidamos famílias, mães e pais adolescentes, que são um público preferencial. E resolvemos fazer essa mobilização porque sentimos que o filme está muito alinhado com tudo que a gente vem promovendo desde 2013 na São Paulo Carinhosa. A criança faz parte do que é essencial”, declarou a primeira-dama e coordenadora da São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad.
“Só 10% das cidades no Brasil têm cinema e, dessas cidades, só 1% das salas está na periferia. Se o nosso filme, se nosso movimento é social, é gerar transformação, a gente tem que pensar muito além disso, para que o documentário chegue realmente nos lugares onde todo mundo que merece a informação tenha acesso. Estamos muito felizes de que a nossa cidade seja a primeira a ter abraçado a causa do filme”, disse Luana Lobo, sócia da Maria Farinha Filmes, produtora de “O Começo da Vida”.
Nesta quinta (5), “O Começo da Vida” será exibido, às 15 horas, nos CEUs Butantã, Meninos, Jaçanã, Quinta do Sol, São Rafael, Capão Redondo, Parque Veredas e Vila Rubi. Todas as sessões serão seguidas de rodas de conversa (programação abaixo). Ana Estela Haddad estará no CEU Veredas, na zona leste, junto com a diretora do documentário, Estela Renner, a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer, e a secretária adjunta de Educação, Emília Cipriano.
No sábado (7), o Cine Direitos Humanos, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, promove uma sessão do documentário com participação de Ana Estela Haddad, Felipe de Paula, secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, e Marcos Nisti, produtor do filme. O Cine Direitos Humanos também terá uma sessão no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, no dia 11.
A parceria com a produtora do documentário integra uma série de ações articuladas pela São Paulo Carinhosa para a promoção da garantia dos direitos das crianças na primeira infância (de zero a seis anos de idade), que envolvem 14 secretarias municipais, entre as quais Saúde, Educação, Cultura e Direitos Humanos.
Produzido pela Maria Farinha Filmes, a mesma dos documentários “Muito Além do Peso”, “Tarja Branca – A Revolução que Faltava”, “Território do Brincar” e “Criança, a Alma do Negócio”, “O Começo da Vida” teve apoio das organizações Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Bernard Van Leer Foundation (Holanda) e Instituto Alana e do UNICEF. O filme traz depoimentos de especialistas e famílias sobre como os primeiros anos da criança são essenciais para o seu futuro. As histórias retratadas percorrem nove países: Brasil, Argentina, Canadá, China, Estados Unidos, França, Índia, Itália e Quênia.
Além das parcerias que a produtora tem feito com governos, empresas e organizações da sociedade civil para a difusão do documentário, há também o Videocamp, uma plataforma global que reúne filmes que apresentam causas socioambientais e disponibiliza orientações para que os usuários promovam exibições públicas de algumas obras.
Serviço
Lançamento do documentário “O Começo da Vida”
Quinta-feira, 5 de maio, às 15h
CEU Veredas
Rua Daniel Muller, 347 – Itaim Paulista
Debate com Ana Estela Haddad – coordenadora do São Paulo Carinhosa e Estela Renner – diretora do filme
CEU Butantã
Avenida Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 1728 – Jardim Esmeralda
Debate com Naime Andrea da Silva – coordenadora do CEU e ativista do parto humanizado
CEU Capão Redondo
Rua Daniel Gran, S/N – Capão Redondo
Debate com Claudinho – ex-coordenador de Juventude da Prefeitura
CEU Quinta do Sol
Avenida Luiz Imparato, 564 – Parque Cisper
Debate com Marianne Pinotti – Secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
CEU Meninos
Rua Barbinos, 111 – São João Clímaco
Debate com Rejane Calixto – coordenadora de Atenção Básica e Athenê Mauro – Saúde da Criança e Adolescente
CEU Jaçanã
Rua Antonio Cezar Neto, 105 – Jardim Guapira
Debate com Sonia Larrúbia – diretora da Divisão de Educação Infantil da Dir. Orientação Técnica da SME
CEU São Rafael
Rua Cinta Polônio, 100 – Jardim Rio Claro
Debate com Simão Pedro – ex-secretário de Serviços
CEU Vila Rubi
Rua Domingos Tarroso, 101 – Vila Rubi
Debate com Alexandre Padilha – secretário de Saúde
Sábado, 7 de maio, às 11h
Shopping Frei Caneca – Espaço Itaú de Cinema
Rua Frei Caneca, 569 – Consolação
Debate com Felipe de Paula – secretário municipal de Direitos Humanos, Ana Estela Haddad – coordenadora da São Paulo Carinhosa, Marcos Nisti – CEO do Instituto Alana e a especialista Ana Chiesa
Quarta-feira, 11 de maio, às 19h
Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Avenida Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes
Fotos
Crédito: Luiz Guadagnoli/SECOM
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk