Notícia na íntegra

Terça-feira, 6 de Outubro de 2015 | Horário: 09:43
Compartilhe:

São Paulo comemora 80 anos de educação infantil com criação recorde de vagas em creches

A Prefeitura abriu na noite desta segunda-feira (5) a programação de uma série de eventos e atividades que estarão espalhadas por todas as regiões de São Paulo, em comemoração dos 80 anos da Educação Infantil na cidade. Iniciada em 1935 com a criação dos Parques Infantis pelo escritor Mario de Andrade, na época diretor do Departamento de Cultura, a Educação Infantil em São Paulo atingiu, em 2015, um recorde de vagas criadas em um mesmo ano: 33.069.  

“Neste ano, dobramos o recorde de abertura de vagas em CEIs [Centros de Educação Infantil] da cidade. Era, se não estou enganado, 17.000 no melhor ano de vagas criadas em CEIs e, neste ano, já atingimos 33.069 vagas [criadas]. Ou seja, quase o dobro do melhor momento de São Paulo. Não é fácil trabalhar com uma economia em recessão. O Estado de São Paulo vive o segundo ano de recessão. O ano passado já havia sido assim e, mesmo com a queda de arrecadação, estamos mantendo os nossos compromissos”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.

Atualmente, a rede municipal atende 245.810 crianças em 1.847 unidades diretas e conveniadas de CEIs. “Nós, educadores, não podemos descansar ou ficar tranquilos enquanto ainda há crianças que não estão sendo cuidadas como deveriam na cidade de São Paulo. O prefeito tem essa visão, de acolher a cidade toda, principalmente aquelas crianças das famílias que mais precisam. Nós sabemos que o que determina a história de uma pessoa e não é a genética de sua inteligência, mas as oportunidades que ela tem na vida”, disse o secretário municipal da Educação, Gabriel Chalita.

Para marcar a data, além de iluminar cinco pontos da cidade com a cor laranja – Viaduto do Chá, Ponte das Bandeiras, Biblioteca Mario de Andrade, estátua de Borba Gato e Monumento às Bandeiras – a Secretaria Municipal da Educação iniciou, também nesta segunda (5), o Congresso Comemorativo “80 anos da Educação Infantil Paulistana: participação, escuta e diálogos sobre as infâncias”. O evento, que contará com a participação de 4.500 professores, gestores e profissionais que atuam nas unidades de Educação Infantil da Rede Municipal, seguirá até esta terça (6).

“A gente diz que a criança nos traz de volta as nossas primeiras vezes. O encanto da primeira vez são vocês [professores] que, muitas vezes, no dia a dia das crianças, as conduzem nesse processo. Não existe trabalho mais nobre do que esse”, afirmou a primeira-dama e coordenadora da política municipal para a primeira infância, São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad.

No dia 17 de outubro, acontecerá a celebração “80 anos da Educação Infantil Paulistana no Parque Ibirapuera”, com oficinas culturais e uma feira de trocas de brinquedos para cerca de 4 mil participantes, com profissionais da rede municipal, bebês, crianças e seus familiares. O evento será aberto ao público e gratuito. Além disso, desde o começo deste ano, atividades acontecem nas 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) para marcar a data, e mais atividades seguirão até o fim de 2015, envolvendo alunos e a comunidade. As ações têm parceria com o Instituto Alana.

“Todos os professores de Educação Infantil estão eternizados nas histórias das crianças e existem pesquisas múltiplas que comprovam isso. Educador de infância é aquele que vai se eternizar para sempre na vida dos seres humanos”, disse a secretária-adjunta de Educação, Emília Cipriano.



FOTOS
Crédito: Fernando Pereira/SECOM
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7 | Foto 8 | Foto 9 | Foto 10

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn