Notícia na íntegra

Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2014 | Horário: 14:16
Compartilhe:

São Paulo ganhará 37 quilômetros de ciclovia para ligar eixos comerciais

O prefeito Fernando Haddad anunciou na manhã desta quarta-feira (22) a construção de 37 quilômetros de ciclovias no eixo oeste-sul da cidade. O anúncio ocorreu durante a visita às obras da Operação Faria Lima e a divulgação das próximas etapas do programa que visa à complementação e integração urbanística do sistema viários existente e a melhoria dos espaços públicos da região. 


 


A ciclovia sairá do Largo da Batata e seguirá até a Ponte João Dias, integrando os centros comerciais das avenidas Faria Lima, Luis Carlos Berrini, Chucri Zaidan e Água Espraiada. "Estaremos dando uma alternativa segura para o ciclista que hoje corre risco. Além da ciclovia da Marginal Pinheiros, paralela à linha da CPTM, teremos uma outra pelo meio da cidade. Serão duas opções, as duas muito prazerosas. Mas, na minha opinião, para quem usa a bicicleta para ir ao trabalho e não como lazer, (esta) aqui vai ser até mais importante como modal de transporte interligado", afirmou o prefeito, lembrando que a partir deste final de semana os munícipes poderão utilizar o Bilhete Único para alugar uma bicicleta no Bike Sampa, estações de bicicletas patrocinadas pelo Banco Itaú.


 


As obras do trecho entre as avenidas Luis Carlos Berrini e Água Espraiada deve ser entregue em até 15 meses. O novo trecho, compreendido entre o Largo da Batata e a Avenida Faria Lima, acabou de receber licença ambiental e será licitado em breve. 



Operação Faria Lima


As intervenções da Operação Faria Lima preveem ainda a construção de um bicicletário no Largo da Batata, o enterramento das redes aéreas, a renovação do pavimento de ruas e calçadas, a substituição do sistema de iluminação e a troca do coletor de esgoto de ruas do seu entorno. O bicicletário, que contará também com serviços de manutenção, deve ser entregue até março deste ano.


 


O Largo receberá ainda conexão wi-fi e mobiliário urbano para que a praça possa ser melhor usufruída pelos cidadãos. "Os espaços públicos são fundamentais e feitos de coisas: pisos, arborização, equipamentos e assim por diante. Mas nós temos que ir para além dessa materialidade", comentou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco. "Temos de pensar os espaços considerando também a ocupação que eles permitirão para que nós, cidadãos, criemos atividades e tragamos vida para a cidade", disse o secretário. 


 


O prefeito visitou também o Mercado Municipal de Pinheiros, onde conversou com os permissionários a fim de buscar sugestões para uma melhor integração do Largo com o equipamento.  


 


Cidadania e pertencimento


Durante a visita do prefeito à região de Pinheiros, foi também lançado o Plano de Ocupação do Espaço Público pela Cidadania, que pretende promover uma ressignificação dos espaços públicos da cidade, articulando ações de governo e iniciativas da sociedade civil como forma de efetivar os direitos humanos e fortalecer o exercício da cidadania, bem como apoiar formas inovadoras e não tradicionais de participação e diálogo social.


 


"Desde o início de sua atual gestão, a Prefeitura de São Paulo tem implementado uma nova agenda de Direitos Humanos, pautada sob dois grandes eixos: a promoção e a defesa do direito à liberdade de expressão e intervenção e a promoção do exercício da cidadania", lembrou o secretário municipal de Direitos Humanos Rogério Sottili.


 


Segundo Sottili, a secretaria tem trabalhado de forma transversal junto às demais áreas de modo a fortalecer nos cidadãos o sentimento de pertencimento à cidade. Entre as ações previstas no Plano estão a requalificação dos espaços públicos, o mapeamento de pontos simbólicos e de referência nas lutas sociais e dos direitos humanos e o lançamento de editais para incentivar intervenções urbanas na cidade.


 


O secretário citou a Feira da Alasita, realizada por imigrantes bolivianos na zona norte da capital, como uma das iniciativas que receberão uma nova significação. Segundo Sottili, na próxima sexta (24), o prefeito deve assinar um decreto que integrará a iniciativa ao calendário oficial da cidade, reforçando a importância do evento para São Paulo. 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn