Notícia na íntegra
Trânsito nas marginais tem índice abaixo do normal nesta quinta-feira
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informa que o trânsito registrado na manhã desta quinta-feira (23), mostra índices abaixo do normal. Às 09h30 registramos um total de 49 Km na cidade, quando normalmente registramos de 79 a 107 Km para o horário. Na Marginal Tietê temos um total de 5,4 Km de lentidão, no sentido Castelo, entre a Ponte do Piqueri e o Cebolão. Já na Marginal Pinheiros, temos 5,5 Km, a lentidão se está no sentido Interlagos, entre o Cebolão e a Ponte Cidade Universitária. É importante ressaltar que não tivemos ocorrências relevantes na manhã de hoje.
Redução da velocidade
Desde a última segunda-feira (20), a velocidade máxima permitida nas Marginais Pinheiros e Tietê foi reduzida. A velocidade nas pistas expressas caiu de 90 km/h para 70 km/h, no caso dos carros, e de 70 km/h para 60 km/h no caso dos caminhões. Nas pistas centrais, a redução foi de 70 km/h para 60 km/h e de 60 km/h para 50 km/h nas pistas locais.
Em alguns trechos de ambas marginais, onde velocidades mais baixas foram anteriormente adotadas por questões de segurança, elas se mantiveram. Na Marginal Tietê, por exemplo, no trecho próximo à ponte das Casa Verde, na pista central, no sentido à Rodovia Ayrton Senna, foi mantida a velocidade máxima permitida de 50 km/h.
A iniciativa teve como objetivo reduzir a quantidade de acidentes nas duas vias, onde 73 pessoas morreram em colisões e atropelamentos somente em 2014. Neste período, foram registrados 1.180 acidentes com vítimas e 96 atropelamentos.
A redução da velocidade nas Marginais integra um programa de ajuste nas velocidades máximas permitidas, que já diminuiu este limite em 26 quilômetros de ruas e avenidas. Até o fim do ano, a meta é chegar a 100 quilômetros de vias da capital.
De acordo com a CET, com a redução para 40 km/h em vias do centro da cidade, a redução do número de mortes em acidentes de trânsito e atropelamentos foi de 71%. Entre agosto de 2012 e setembro de 2013, foram registrados na região 167 acidentes, com 7 mortes. Já entre novembro de 2013 e dezembro de 2014, período posterior à implementação, foram 136 acidentes, com 2 mortes. A redução do número de acidentes foi de 18,5%.
Experiência internacional
Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que acidentes de trânsito podem se tornar a 5ª maior causa de mortes em 2030. Em outras grandes capitais do mundo, como Tóquio, Londres e Paris, a velocidade máxima permitida é de 50 km/h, limite que tem impacto direto nos índices de mortes anuais por 100 mil habitantes, que ficam nessas cidades em 1,7, 2,7 e 3,1, respectivamente. Em São Paulo, onde as velocidades máximas estão acima de 60 km/h, este índice é de 11,8, cerca de quatro vezes maior.
Experiências de redução de velocidade em países europeus demonstram sucesso na redução da fatalidade dos acidentes de trânsito. Na Dinamarca, por exemplo, a diminuição de 60km/h para 50km/h em rodovias em áreas construídas provocou a redução de 24% nos acidentes com morte. O limite máximo de velocidade de 50km/h é atualmente adotado em áreas urbanas de países como Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Espanha e Suécia.
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