Notícia na íntegra
Unidade Móvel de Cidadania LGBT entra em atividade na zona sul
A política municipal de proteção à população LGBT ganhou mais um equipamento itinerante, que irá circular por toda a zona sul. A segunda unidade móvel de Cidadania LGBT iniciou nesta sexta-feira (20) suas atividades na Praça João Tadeu Priolli, no Campo Limpo, zona sul da cidade. A van oferece apoio psicológico, jurídico e social, além de testes rápidos de HIV e atividades culturais.
Segundo o prefeito Fernando Haddad, o serviço integra um conjunto de ações de promoção da tolerância na cidade. “Temos que combater toda e qualquer forma de intolerância. A gente sabe que a comunidade LGBT sofre muita intolerância, que às vezes começa dentro de casa, às vezes a pessoa é expulsa de casa, da escola, do mercado de trabalho, e restam poucas alternativas para a pessoa se desenvolver como ser humano. Este equipamento é para resgatar trajetórias que foram interrompidas e que podem ser retomadas com o apoio do poder público”, disse Haddad, no evento de abertura da unidade móvel.
A van irá percorrer diversos pontos da zona sul com oferta de atendimento com psicólogo, advogado e assistente social. O serviço funciona de quarta-feira a domingo, das 18h às 23h. O acolhimento é feito por agentes de direitos humanos, que também realizam encaminhamento para acompanhamento no Centro de Cidadania LGBT de Santo Amaro, inaugurado há 45 dias.
“Em geral, o poder público pede que o cidadão se desloque e vá para o equipamento público, é ele que tem que se mexer, é ele que tem que buscar o seu direito. O que a gente aposta em unidades móveis como esta é inverter esta lógica e a gente ir até o cidadão. O Estado tem que estar na rua, porque a vida acontece na rua. Precisamos que as pessoas sejam respeitadas em todos os lugares”, defendeu o secretário municipal Felipe de Paula (Direitos Humanos e Cidadania).
Nos próximos dias, o equipamento vai passar por M’Boi Mirim, Parelheiros, Capão Redondo e Santo Amaro (veja a agenda abaixo). Além dos serviços de apoio, as unidades móveis promovem atividades culturais com apresentação de artistas LGBT, oficinas e rodas de conversa. “A população da zona sul está muito longe do centro da cidade. A gente não pode pensar que só tem LGBT no Centro, tem que pensar nas periferias”, disse Gerô Barbosa, coordenadora do Centro de Cidadania de Santo Amaro.
A primeira unidade, que circula desde 2015 na região central da Capital, atende em média 50 pessoas diariamente. Até o final de 2016, estão previstas mais três vans, para atender às zonas leste, oeste e norte. Cada equipamento recebe investimentos de cerca de R$ 150 mil.
Diversidade
A criação de centros de cidadania atende à meta 61 do Plano de Metas da atual gestão, que pretende desenvolver ações permanentes de combate à violência por orientação sexual e/ou identidade de gênero, além de promover a diversidade sexual.
Os equipamentos fixos instalados em Santo Amaro, na zona sul, e no Arouche, no centro, oferecem atendimento psicológico e social, assessoria jurídica e orientações sobre as políticas públicas da Prefeitura. Além desses serviços, serão realizadas palestras, oficinas e debates abertos para toda a população e encaminhamentos nas áreas de saúde, educação e emprego.
Programação - Unidade móvel de Cidadania LGBT
21/05 – Virada Cultural – Palco M’Boi Mirim
Av. Inácio Dias da Silva - Jardim das Flores
22/05 - Virada Cultural – Palco Parelheiros
Rua Terezinha do Prado Oliveira, 300, Jardim Novo Parelheiros
25/05 – Praça Floriano Peixoto – Santo Amaro
26/05 – Capelas Bar
Estrada da Itapecerica, 3219 – Campo Limpo
27/05 – Praça do Jardim Mirna – Varginha
28/05 – Parque Santo Dias
Trav.Jasmim da Beirada, 71 (Portão I) | Rua Arroio das Caneleiras, s/n (Portão II) – Capão Redondo
Leia mais:
Prefeitura inaugura Centro de Cidadania LGBT, no centro da capital
Santo Amaro ganha segundo Centro de Cidadania LGBT da cidade
Imagens para download:
Crédito: Fábio Arantes/Secom
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5
Foto 6 | Foto 7 | Foto 8 | Foto 9 | Foto 10
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk