Notícia na íntegra

Segunda-feira, 29 de Dezembro de 2014 | Horário: 09:19
Compartilhe:

Ventos de quase 100km/h derrubaram mais de 210 árvores durante a madrugada

Atualizado às 13h57



Pancadas de chuva de forte intensidade, com rajadas de vento que alcançaram 96,3 km/h, além de trovoadas e descargas elétricas atingiram quase todos os bairros da capital paulista no início da madrugada desta segunda-feira (29) e derrubaram 216 árvores, segundo registros feitos até o início da tarde no CCOI (Centro de Controle Operacional Integrado). Por volta das 10h, a CET registrava 139 semáforos com problemas, dos quais 86 já estavam em manutenção e 53 desligados por falta de energia elétrica.



De acordo com a administração municipal, essa intensidade de vento é capaz de derrubar também árvores sadias, dependendo do tamanho e espécie. O último fenômeno semelhante na cidade aconteceu em fevereiro de 2013, com o registro de 153 quedas de árvore. A Prefeitura recomenda que a população procure abrigo durante esse tipo de tempestade e evite circular de veículo ou a pé. As simulações meteorológicas indicam que o fenômeno de ontem pode se repetir hoje.



Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências, às 00h20, as zonas oeste, sul e sudeste entraram em estado de atenção para alagamentos junto à Marginal Pinheiros. À 00h45, a zona leste, a região central e a Marginal Tietê também entraram em estado de atenção - que terminou em toda a cidade à 1h23.



Houve registro de queda de granizo na zona oeste, no bairro de Cidade Jardim, por volta de 00h25. Também houve registro de rajada de vento de até 96,3km/h, com média de 30km/h. Os ventos atingiram o aeroporto de Congonhas, zona sul, à 00h14 e duraram cerca de 20 minutos.



De acordo com o CGE, o índice médio de chuva na cidade foi de 4,3 mm. Os maiores índices pluviométricos registrados pelas estações automáticas do CGE se deram nos bairros do Ipiranga, com 29,3mm, Vila Prudente, com 26mm e Vila Mariana, com 25mm. Na Rede Telemétrica do Alto-Tietê, os maiores índices foram registrados no Córrego Ipiranga com 36,8mm, no Rio Pinheiros - Usina Elevatória Traição, com 31,8mm, e Ribeirão dos Meninos, com 29,2mm.



Parque Ibirapuera


Por conta da forte chuva que atingiu a cidade, o Parque Ibirapuera foi fechado para a visitação, por medida de segurança, devido à queda de árvores no local.



A Secretaria do Verde e Meio Ambiente, responsável pelo parque, informou que a administração do local está realizando o trabalho de remoção das árvores e, consequentemente, fazendo o levantamento do número de árvores derrubadas pela chuva. Assim que esse trabalho for finalizado, o parque será reaberto para os frequentadores.



Tendência


Segundo os meteorologistas do CGE, o tempo continua quente nas próximas horas, e a temperatura máxima alcança os 33ºC. Entre o decorrer da tarde e a noite, o calor e a grande disponibilidade de umidade na atmosfera devem favorecer a formação de temporais entre a capital e a região metropolitana, sem região preferencial. As chuvas podem ocorrer com até forte intensidade, e podem vir acompanhadas de rajadas de vento e eventual queda de granizo.



Na terça-feira (30), ainda faz calor, mas os termômetros devem ficar em torno dos 30ºC, um pouco mais baixos do que nos dias anteriores. Os percentuais de umidade relativa do ar se elevam um pouco mais e variam entre 52% e 92%. A sensação ainda será de tempo abafado. Entre a tarde e a noite retornam as condições para a formação de áreas de instabilidade, com pancadas de chuva com forte intensidade e condições para a formação de alagamentos.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn