Notícia na íntegra
AMA/UBS Jardim das Laranjeiras promove ação para haitianos nesta sexta-feira (28)
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove nesta sexta-feira (28), das 9h às 12h, a ação “Vem Cuidar da Sua Saúde” (Vin Pran Swen Santew), na Associação Esportiva Meninos do Laranjeiras, na Avenida Bento Guelfi, 1.264. Iniciativa é destinada à população haitiana da Assistência Médica Ambulatorial (AMA)/Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim das Laranjeiras, na Zona Leste, uma área onde muitos haitianos residem.
“Temos a preocupação de identificar as necessidades da população imigrante em uma determinada área e implementar as ações necessárias para garantir uma saúde de qualidade a todos”, explica o secretário Luiz Carlos Zamarco.
Durante a ação, os haitianos terão acesso a atendimento com médico de saúde da família, avaliação com enfermeira, coleta de Papanicolau, vacinação, teste rápido e orientação com equipe multidisciplinar, incluindo nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e assistente social. Também serão disponibilizados materiais em língua crioula, como informativos sobre tuberculose, dengue, leptospirose, hanseníase e o Programa Mãe Paulistana.
Esta iniciativa visa garantir um atendimento personalizado e ajuda a clarificar e explicar como funciona o sistema de saúde, para que eles possam ter acesso aos serviços da rede municipal.
“Muitos haitianos não entendem, por exemplo, a importância e quais vacinas estão disponíveis, não tomam remédios por causa da dificuldade com o idioma e acabam desistindo de usar o serviço por não entenderem como funcionam os atendimentos”, explica Nauska Pierre Louis, agente de saúde que estará como intérprete na ação, que nasceu na República Dominicana, vive no Brasil há cinco anos e fala os idiomas crioulo, espanhol, francês, inglês e português.
A capital paulista conta com cerca de 203 mil migrantes cadastrados nos serviços de saúde. Em relação à nacionalidade, as dez mais atendidas nos serviços de saúde da capital são: Bolívia (271.598), Angola (82.728), Venezuela (60.812), República do Haiti (38.070), Paraguai (27.843), Uganda (25.795), Portugal (24.975), Peru (18.646), Nigéria (10.924) e Argentina (10.764). Em 2024, o serviço municipal de saúde da cidade de São Paulo registrou 735 mil atendimentos a migrantes.
Clique aqui para acessar os informativos em outros idiomas.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk