Notícia na íntegra
Avança Saúde: UBSs da capital promovem ações específicas para mulheres neste sábado
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, as 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital recebem até as 17h deste sábado (8) a sétima edição do Avança Saúde – Mulher, iniciativa da Prefeitura de São Paulo para mobilização e ampliação do acesso à saúde para a população feminina. Durante a ação será possível realizar a coleta do exame papanicolau sem necessidade de agendamento e, além disso, serão feitos encaminhamentos para outros exames preventivos como mamografia e ultrassonografia.
O prefeito Ricardo Nunes destacou que a ação acontece simultaneamente em todas as UBSs da cidade. "Os atendimentos são feitos em 9 etapas e, inclusive, o papanicolau e o acompanhamento", disse. "O Dia Internacional da Mulher também é um dia de cuidar da saúde da mulher", completou Nunes, lembrando que a Prefeitura de São Paulo está fazendo diversas ações para celebrar a data.
A população feminina também pode realizar testes rápidos, consultas médicas e de enfermagem, atualização vacinal, atendimento odontológico, entre outros serviços. Desde a primeira edição, em 2022, o programa realizou mais de 100 mil atendimentos.
A manicure Fátima de Sá, 70 anos, conta que vai aproveitar o sábado cuidando da sua saúde. "Achei essa iniciativa sensacional. Pretendo passar por todos os serviços oferecidos. É uma oportunidade única de ter vários atendimentos em um único dia”, disse.
“Fui avisada pela equipe da UBS sobre essa ação e vim fazer o papanicolau. É muito importante fazer a prevenção”, aponta a aposentada Francisca Souza, 64 anos.
Os atendimentos são realizados em estações, sendo nove no total, com cada uma oferecendo serviços diferentes.
Sobre as estações:
Estação 1 - acolhimento e atualização cadastral: avaliação de Índice de Massa Corpórea (IMC), aferição de Pressão Arterial, identificação de diabetes mellitus (DM), identificação de problemas no uso de medicamentos;
Estação 2 - realização de testes rápidos: sífilis, HIV, hepatites;
Estação 3 - atendimento do enfermeiro: pressão arterial alterada, diabetes, citologia oncológica, solicitação de mamografia, estratificação de risco cardiovascular;
Estação 4 - consulta médica: risco cardiovascular alto, citologia oncológica, solicitações de mamografia, entre outros;
Estação 5 - orientação farmacêutica para quem tem dificuldade no uso de medicamento;
Estação 6 – equipe multiprofissional: ações educativas individuais e em grupos de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), saúde mental, atividade física, autoexame da mama, alimentação saudável, manipulação e preparo de alimentos, climatério, saúde sexual e reprodutiva, maternidade, cultura de paz e prevenção da violência (NPV) e debate sobre a diversidade.
Estação 7 - saúde bucal: realização de triagem de risco para tecidos moles e doenças de cárie.
Estação 8 - Atenção à Saúde da Pessoa Idosa: realização da Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa na Atenção Básica (Ampi-AB), orientação e encaminhamento de pacientes com mais de 60 anos.
Estação 9 - Modera SP e Tabagismo: orientação sobre o uso da ferramenta, disponível dentro do aplicativo e-saúdeSP, que tem o objetivo de atuar na prevenção ao uso abusivo de álcool e também aplicação de teste que mede o grau de dependência à nicotina, para orientação sobre o uso do tabaco.
Nesta edição, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência encaminhará algumas mulheres com deficiência para a realização dos exames.
A população pode encontrar a UBS mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk