Notícia na íntegra
Biblioteca Mário de Andrade oferece aulas gratuitas sobre escrita criativa
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, oferece aulas gratuitas sobre “Como Escrever Teatro” na Biblioteca Mário de Andrade, no Auditório Rubens Borba de Moraes. São oito palestras, que ocorrem até 18 de junho.
Cada convidado fará duas palestras: Jhonny Salaberg apresenta as primeiras aulas nos dias 6 e 8 de maio, Silvia Gomez comanda nos dias 20 e 22 de maio, Victor Nóvoa, em 3 e 5 de junho, e Marici Salomão, dias 17 e 18 de junho, sempre das 19h às 20h45.
Os palestrantes dividem seu conhecimento ampliado de dramaturgia com o público, passando por diversas características e pontos de vista do teatro. O objetivo é exercitar esse tipo de redação com profissionais experientes.
Os ingressos podem ser retirados 1h antes do evento no Hall de Entrada da Biblioteca. O auditório tem capacidade máxima de 170 lugares.
Sobre os palestrantes
Jhonny Salaberg é dramaturgo e ator, formado pela Escola Livre de Teatro de Santo André. Entre seus trabalhos, publicou as peças “Mato cheio” e “Buraquinhos ou o vento é inimigo do picumã”, pela editora Cobogó. Esta segunda foi também incluída na antologia "Dramaturgia negra", da Funarte, e eleita a melhor peça de 2018 pela Folha de S.Paulo, além de ter sido vencedora em sete categorias nas principais premiações de teatro do país. Seus textos são encenados em parceria com companhias de teatro do estado de São Paulo e adotados como referência e material de estudo nacional e internacional.
Sílvia Gomez é jornalista, dramaturga e roteirista, autora da peça teatral “Mantenha fora do alcance do bebê”, ganhadora dos prêmios APCA, na categoria de melhor dramaturgia, e Aplauso Brasil, em 2015. Suas peças foram traduzidas para o espanhol, francês, sueco, alemão, inglês, italiano e mandarim, tendo sido encenadas e lidas em países como Bolívia, México, Inglaterra, Espanha, Escócia e Portugal. Desde 2017, Gomez dá aulas de dramaturgia em locais como o Centro de Pesquisa Teatral (CPT-Sesc) e o Núcleo de Dramaturgia SESI-SP.
Victor Nóvoa é formado como ator pela ECA/ USP e mestrando em artes cênicas pela UNESP. Em 2012, ganhou o concurso Dramaturgias Urgentes do Centro Cultural Banco do Brasil. Publicou três textos teatrais e um deles, “Verniz náutico para tufos de cabelo" (2016), recebeu o V Prêmio Aplauso Brasil de melhor dramaturgia. Foi coordenador de artes cênicas da Universidade Nove de julho por 10 anos e desenvolve cursos de formação em dramaturgia por todo o Brasil
Marici Salomão é dramaturga, jornalista e crítica na área teatral. Foi colaboradora do Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo e revista Bravo!. Coordenou o Círculo de Dramaturgia do Centro de Pesquisa Teatral, sob supervisão de Antunes Filho, entre 1999 e 2004 e participou do primeiro Workshop do Royal Court Theatre no Brasil em 2001.
Serviço:
Atração: Ciclo de Palestras - Como Escrever Teatro
Quando: 06, 08, 20 e 22 de maio e 03, 05, 17 e 18 de junho, das 19h às 20h45
Onde: Auditório Rubens Borba de Moraes da Biblioteca Mário de Andrade | R. da Consolação, 94 - República
Duração: 1h e 45 minutos
Ingresso: Ingressos gratuitos com retirada 1h antes do evento no Hall de Entrada | Capacidade: 170 lugares
Classificação: Livre
Sinopse: O ciclo de palestras "Como escrever teatro" oferece uma visão ampla e variada do tema, conduzindo o público por diferentes aspectos do texto cênico através das diferentes perspectivas dos palestrantes convidados, dramaturgos premiados, e fazendo um convite ao exercício criativo da escrita de novos textos dramáticos.
Programação completa do ciclo:
6 e 8/5, terça e quinta: Jhonny Salaberg
20 e 22/5, terça e quinta: Silvia Gomez
3 e 5/6, terça e quinta: Victor Nóvoa
17 e 18/6, terça e quarta: Marici Salomão
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk