Notícia na íntegra
Câmeras do Smart Sampa identificam jovem desaparecido há 28 dias e GCMs o levam até a família

Depois de 28 dias de angústia e de buscas, campanhas em redes sociais, entrevistas na TV, a família de Mateus Fernandes de Almeida Felippe, de 24 anos, voltou a abraçá-lo, neste sábado (22), graças às câmeras do Smart Sampa, maior programa de monitoramento da América Latina, implantado pela Prefeitura de São Paulo em julho de 2024. Mateus é uma das 34 pessoas desaparecidas encontradas pela GCM após o trabalho integrado às câmeras da cidade de São Paulo.
A história com final feliz começou quando as câmeras com tecnologia de reconhecimento facial e algoritmos avançados para identificar e localizar pessoas desaparecidas captaram as imagens de Mateus caminhando entre a Radial Leste e a Rua Tuiuti, no Belém, na Zona Leste, a cerca de 20 km de sua casa, em Guaianases, também na Zona Leste.
Ao receber a notificação sobre o desaparecimento, com o cadastro de pessoas desaparecidas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania integrado ao Smart Sampa, os guardas-civis municipais fizeram o acompanhamento e o abordaram na Praça Silva Romero, a poucos metros de distância. Ao perguntarem o nome e número dos documentos, os agentes confirmaram ter encontrado mais uma pessoa desaparecida e o levaram ao 30º Distrito Policial, onde cantataram a família.
“Eu estava com as minhas irmãs, meus filhos e minha sobrinha em casa, montando o cronograma da semana para fazer novas buscas, onde íamos procurar o Mateus. Foi quando o telefone tocou. Quando a GCM disse que estava com ele, eu só ajoelhei e pedi, agradecendo a Deus”, disse a mãe, Marcia Fernandes de Almeida.
Daí em diante, toda a família seguiu para a delegacia, onde reencontraram Mateus. “Eu fui do jeito que eu estava, de chinelo de dedo”, lembra Marcia. “Quando eu vi o Mateus, eu só chorei. Chorei, abracei, beijei. Dei muito carinho para ele naquele momento.”
Muito grata ao trabalho da GCM e ao projeto inovador do Smart Sampa, Marcia contou que a família já havia vasculhado todo o bairro de Guaianases e espalhou a notícia do desaparecimento por redes sociais. “Tanto que o caso passou na Record, em várias mídias e redes sociais. Guananases inteiro sabia do desaparecimento do Mateus.”
Ainda bastante emocionada, a mãe descreve como se sentiu ao receber a notícia do encontro do filho. “Foi uma sensação assim, meu Deus do céu, muito maravilhosa, né? De muita alegria, muita alegria mesmo. Eu fico muito feliz que a minha história terminou bem. Eu vejo muitos relatos de histórias que não terminam como terminou o caso do meu filho. Graças a Deus, o meu final foi muito feliz”, disse Marcia, que chamou de “heróis” os guardas-civis que encontraram seu filho.
Desde novembro, as câmeras do Smart Sampa já auxiliaram no encontro de 34 pessoas desaparecidas, além da prisão de 711 foragidos (cerca de 10% deles com prisão decretada em outros Estados) e de outros 1.866 criminosos em flagrante.
A ferramenta vem modernizando a política de segurança municipal, permitindo que criminosos condenados por estupro, assassinato e até mesmo integrantes de facções criminosas e de uma máfia chinisa, que estavam circulando pela sociedade e colocando vidas em risco, fossem reconhecidos pelas câmeras e levados de volta ao sistema prisional.
Monitoramento inteligente
O Smart Sampa conta atualmente com cerca de 23 mil câmeras de monitoramento instaladas, sendo que 4.000 têm a tecnologia de reconhecimento de placas de veículos. Os aparelhos estão posicionados em pontos estratégicos da cidade, cobrindo todas as regiões, inclusive nas entradas e saídas do município.
Formulado com as mais modernas tecnologias que garantem rapidez e eficácia nas ocorrências do município, o Smart Sampa possui algoritmos avançados que geram alertas inteligentes capazes de identificar atos de intrusão, vandalismo e furtos. Além de alertas que permitem a identificação de placas de veículos furtados ou roubados. O sistema de reconhecimento facial utilizado nos equipamentos permite a localização de pessoas desaparecidas e foragidos da Justiça.
O projeto inovador permite ainda a integração com vários órgãos do serviço público para maior agilidade no atendimento ao cidadão, como é o caso do SAMU, CET, polícias Militar e Civil, entre outros.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk