Notícia na íntegra
Câmeras inteligentes do Smart Sampa flagram dois homens invadindo creche na Zona Sul e agentes da GCM prendem os ladrões
Câmeras inteligentes do Smart Sampa, maior programa de monitoramento do Brasil idealizado pela Prefeitura de São Paulo, surpreenderam dois homens invadindo o Centro de Educação Infantil (CEI) Elfrida Zukowski, na Vila Fazzeoni, Zona Sul da capital, na madrugada desta quarta (15). Agentes da Guarda Civil Metropolitana prenderam em flagrante Carlos Alberto Pugliese Junior e Milton Xavier, que tinham o objetivo de roubar fios de energia elétrica da unidade de ensino.
O sistema, que funciona 24 horas e sete dias por semana, emitiu um alerta após câmeras de segurança instaladas na escola detectarem movimentos fora do horário permitido. Operadores da central Smart Sampa acionaram uma viatura que patrulhava a região e informaram sobre a invasão em andamento.
Ao perceberem a chegada da GCM, os homens tentaram escapar escalando o muro da escola, mas foram capturados pelos agentes, que recebiam informações em tempo real sobre a localização dos suspeitos.
Carlos Alberto e Milton foram autuados em flagrante pelos crimes de furto e dano ao patrimônio público. Após a prisão, ambos foram conduzidos ao 47º Distrito Policial, no Capão Redondo, onde permanecem à disposição da Justiça.
Prisões
Em seis meses, o Smart Sampa, maior programa de monitoramento por câmeras do Brasil, já mandou de volta para a prisão 429 condenados por assassinatos, estupros, roubos, dívida por pensão alimentícia e até integrantes de facções criminosas que estavam foragidos. Outros 1.644 foram presos em flagrante em toda a cidade por crimes como furto, invasão de equipamentos escolares, posse de arma de fogo e tráfico de entorpecentes.
Somente nas duas primeiras semanas de 2025, o sistema criado pela Prefeitura de São Paulo reconheceu 115 criminosos foragidos da Justiça e ajudou na prisão em flagrante de outros 180 criminosos, o que dá uma média de 20 detenções por dia desde o início do ano.
Além disso, também com a ajuda do Smart Sampa, 30 pessoas desaparecidas foram encontradas desde o início do programa, duas delas somente neste ano.
Smart Sampa
Considerado o maior e mais completo sistema com câmeras inteligentes do Brasil, o Smart Sampa conta atualmente com cerca de 23 mil câmeras de monitoramento instaladas, sendo que 4.000 têm a tecnologia de reconhecimento de placas de veículos. Os aparelhos estão posicionados em pontos estratégicos da cidade, cobrindo todas as regiões, inclusive nas entradas e saídas do município.
O sistema e as câmeras são equipados com diversos algoritmos. O sistema tem leitores de placa de veículos e reconhecimento facial, além de contar com alertas de invasões, um avanço importante que permite uma resposta imediata e eficaz para inibir potenciais ameaças à segurança e ao patrimônio público.
O projeto inovador permite ainda a integração com vários órgãos do serviço público para maior agilidade no atendimento ao cidadão, como é o caso do SAMU, CET, polícias Militar e Civil, entre outros.
Leia também:
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk