Notícia na íntegra

Sábado, 7 de Dezembro de 2024 | Horário: 14:22
Compartilhe:

Capital mundial do automobilismo, São Paulo abre Temporada 11 da Fórmula E com circuito exclusivo no Anhembi

Com segunda edição da prova na capital só neste ano e a terceira desde 2023, cidade atrai fãs de automobilismo de todo o mundo com corrida transmitida para mais de 180 países 

Atualizada as 22h02

Depois do sucesso de duas edições da Fórmula E, o Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte, foi neste sábado (7) o palco da abertura da Temporada 11 (2024/2025) da modalidade. Principal categoria de automobilismo 100% elétrica do mundo, o E-Prix levou muita agitação reunindo atrações musicais, interatividade e muita adrenalina. São Paulo é a única cidade no mundo a sediar as três principais categorias homologadas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). 

“Hoje a temporada de 2025 começa aqui em São Paulo e assim como foi na Fórmula 1 e na WEC ficamos muito felizes. São eventos que trazem geração de emprego, de renda, movimentação financeira com hotéis cheios, taxistas e motoristas de aplicativos trabalhando, o pessoa vem para assistir a corrida, vai para os restaurantes, é a cidade vista positivamente em 185 países, atraindo cada vez mais negócios e turistas” lembrou o prefeito Ricardo Nunes. 

Para a corrida de sábado, a Prefeitura ativou uma linha especial, que funcionou somente com ônibus elétricos para transportar, na ida e na volta. “São Paulo é uma grande cidade que tem 7 milhões de veículos circulando todos os dias, com 1.3 milhão de motos. Para termos uma ação de sustentabilidade e meio ambiente aos poucos estamos substituindo os ônibus à Diesel por ônibus elétricos, não poluentes. É uma grande ação para cuidarmos do meio ambiente”, destacou o prefeito.

“Eu gosto muito de automobilismo, mas nunca tinha conseguindo vir assistir os carros, e encontrei na Fórmula E uma oportunidade ao lado de casa”, disse o morador da Zona Norte Gabriel Reis, 28 anos.

 

Formula E
Esta foi a primeira vez que São Paulo sediou a abertura da temporada, mas a prova foi a segunda edição na capital neste ano e a terceira desde 2023. Na pista, a Fórmula E chegou para sua 11ª temporada com um calendário repleto de novidades. São 16 corridas em 10 locais icônicos ao redor do mundo.

A nova temporada começou com fortes emoções. A batida mais grave tirou da prova o atual campeão da categoria de carros elétricos, o alemão Pascal Wehrlein, da Porsche. A vitória ficou com o neozelandês Mitch Evans, da Jaguar, que havia largado em último. O português António Félix da Costa, da Porsche, e o britânico Taylor Barnard, da McLaren, completaram o pódio.

Classificação final do E-Prix de São Paulo:

  1. Mitch Evans (NZL/Jaguar)
  2. António Félix da Costa (POR/Porsche), a 0s384
  3. Taylor Barnard (GBR/McLaren), a 0s844
  4. Sam Bird (GBR/McLaren), a 1s158
  5. Edoardo Mortara (SUI/Mahindra), a 1s800
  6. Norman Nato (FRA/Nissan), a 2s174
  7. Nyck de Vries (HOL/Mahindra), a 2s640
  8. Sebastien Buemi (SUI/Envision), a 2s997
  9. Dan Ticktum (GBR/Cupra), a 3s683
  10. Jean-Éric Vergne (FRA/DS Penske), a 4s216
  11. Stoffel Vandoorne (BEL/Maserati), a 4s799
  12. Max Günther (ALE/DS Penske), a 5s093
  13. Zane Maloney (BAR/Lola-Yamaha), a 6s212
  14. Oliver Rowland (GBR/Nissan), a 11s385

Não completaram: Nick Cassidy (NZL/Jaguar), Pascal Wehrlein (ALE/Porsche), Jake Dennis (GBR/Andretti), Lucas di Grassi (BRA/Lola-Yamaha), Jake Hughes (GBR/Maserati), Nico Müller (SUI/Andretti) e Robin Frijns (HOL/Envision)

 

 

 

Montagem e infraestrutura
A SPTuris disponibilizou profissionais em todas as etapas: montagem, decoração e ambientação, segurança, limpeza e orientação de público, por exemplo, além de realizar uma série de ações que envolveram desde a locação do espaço até a instalação de sistemas de segurança e estruturas tubulares para o evento.

“Olha, eu realmente estou admirado com o que fizeram aqui, não dá para reconhecer que é o mesmo lugar que tem os desfiles do carnaval. Eu já estive em Interlagos para assistir a Fórmula 1, Stock Car e outras provas, e esse é mais um check que dou como amante de velocidade”, disse o economista Matheus Costa, 31 anos.

 

Pesquisa de público
Além disso, a empresa atuou, por meio do Observatório de Turismo e Eventos, com a realização de pesquisa de perfil de público. De acordo com o estudo realizado na edição de março, o perfil predominante do público era composto por homens (61,8%), com idades entre 30 e 39 anos (28,1%). Além disso, 41,9% dos entrevistados não eram residentes da cidade de São Paulo. 

O gasto médio dos turistas durante a estada de cerca de dois dias na capital foi de R$ 1.244,04. Ou seja, apesar de apenas um dia com 12 horas de evento, a Fórmula E movimenta a economia a partir das atividades dentro e fora do circuito.

A segunda edição da Fórmula E em São Paulo, realizada em março deste ano, teve um impacto econômico de R$ 180 milhões. As melhorias realizadas no Anhembi surtiram efeito.

 

Atrações
Nesta edição, o evento teve ainda apresentação do DJ e produtor brasileiro Vintage Culture na área do Fan Village, além de uma série de ativações interativas, simuladores, atividades e opções gastronômicas. Os espectadores também tiveram a oportunidade de conhecer o carro GEN3 EVO da Fórmula E, que pode alcançar 322 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em impressionantes 1,86 segundos.  

“Confesso que o meu namorado gosta e entende mais de automobilismo, mas eu vim mesmo pelo show, pois sou fã desse DJ”, disse a administradora Fernanda Rodrigues, 21 anos.

 

Mídias

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn