Notícia na íntegra

Segunda-feira, 31 de Março de 2025 | Horário: 21:33
Compartilhe:

Centro tem queda de 30,5% no número de roubos em fevereiro com relação a 2024 

Redução na cidade em geral foi de 15%; melhora nos índices é resultado de investimento da Prefeitura aliado à parceria com o Estado

O Centro da cidade de São Paulo registrou queda de 30,5% nos índices de roubos em fevereiro deste ano com relação ao mesmo mês de 2024, de 1.736 para 1.205 casos. De acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública divulgados nesta segunda-feira (31), essa é a maior redução registrada no levantamento, que apontou queda de 15,7% em toda a cidade, de 10.035 para 8.458 roubos em geral registrados no período.

Roubo é um crime grave, que na maioria das vezes tem uso de arma, força física, ameaças ou coação para intimidar a vítima. 

A área da 4ª Seccional Norte também teve uma queda significativa no numero de roubos, de 21,1%, passando de 1.038 para 818 casos. Esse foi o menor índice em 25 anos na área da delegacia para o mês de fevereiro.

A melhora nos índices é resultado de uma estratégia que soma investimento em tecnologia, aumento e preparo do efetivo e equipamentos modernos, aliada à parceria com o Governo do Estado. 

A gestão municipal tem implementado uma série de ações estratégicas para fortalecer a segurança na cidade, entre elas o reforço da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que conta com cerca de 7,5 mil agentes, 610 novas viaturas equipadas com as melhores tecnologias para facilitar as condições de patrulhamento 24h e consequentemente garantir uma resposta mais eficaz na segurança da população. Somente em 2024, a Prefeitura aplicou R$ 1,3 bilhão na Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) e já prevê no orçamento de 2025 quase R$ 1,45 bilhão.

Smart Sampa
Outro reforço significativo na segurança da cidade foi a implantação do Programa Smart Sampa, o maior e mais completo sistema com câmeras inteligentes de monitoramento. São cerca de 25 mil câmeras operando na plataforma em todas as regiões do município. Os equipamentos são controlados 24h, por meio da Central de Monitoramento da GCM. 

Roubos de Veículos
Os roubos de veículos também apresentaram uma redução histórica, com 898 casos registrados em fevereiro, uma queda de 9,2% em relação ao ano anterior, com 990 casos.

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn