Notícia na íntegra

Domingo, 26 de Janeiro de 2025 | Horário: 20:07
Compartilhe:

Chuvas mais intensas estão concentradas na região do Grande ABC

Precipitações fortes também atingem vários municípios que ficam na porção Leste da Região Metropolitana

Como previsto, a tarde deste domingo (26) seguiu com pancadas de chuva de até forte intensidade no extremo Sul da capital, porém as instabilidades mais intensas estão concentradas sobre as cidades que fazem parte do Grande ABC. Chove forte também em vários municípios que ficam na porção Leste da Região Metropolitana.

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) decretou estado de atenção preventivo para as zonas Sul, Sudeste, Leste e Marginal Pinheiros às 13h03. Ainda dentro desta hora, as precipitações devem se intensificar na capital, elevando o risco de formação de alagamentos, transbordamentos de rios e córregos, queda de árvores e deslizamentos de terra. Hoje a temperatura máxima chegou aos 29,5°C, enquanto os menores percentuais de umidade do ar se mantiveram acima dos 51%

Os dados do CGE mostram ainda que janeiro acumulou até o momento 123,9mm de chuva, o que corresponde a 48,2% dos 257,3mm esperados para o mês.

Tendência para os próximos dias
As simulações atmosféricas mais recentes dos modelos de previsão indicam que o forte calor registrado nos últimos dias diminui a partir deste domingo (26). As chuvas típicas de verão continuarão acontecendo até o fim de janeiro.

A segunda-feira (27) deve começar com uma madrugada de céu nublado, termômetros em média na casa dos 20°C e vento fraco de Sudeste. No decorrer do dia, sol entre nuvens e temperatura máxima prevista de 27°C, com taxas mínimas de umidade do ar em torno dos 63%. A partir da tarde há previsão de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade em alguns momentos. Durante a noite a chuva diminui, e o dia deve terminar apenas com variação da nebulosidade.

Na terça-feira (28), a madrugada vai começar com céu nublado e termômetros na marca dos 20°C. Algumas instabilidades oriundas do interior do Estado podem provocar pancadas rápidas de chuva no fim da manhã, porém com baixo potencial para a formação de alagamentos. Entre o meio e o fim da tarde com a chegada da brisa marítima, ocorrem pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, mas que diminuem no início da noite. A temperatura máxima prevista é de 28°C, com percentuais mínimos de umidade do ar próximos aos 60%.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn